Ano intenso teve momentos históricos que foram registrados aqui no Contador de Causos.
POR AILTON RODRIGUES

O ano de 2020 foi um ano que muitas pessoas não têm nada o que comemorar. Uma pandemia nos atingiu e fez com que nossos planos fossem adiados e aqui no Contador não foi diferente, contamos muitas histórias e até um projeto audiovisual iniciamos para passarmos por este momento tão difícil.
Aqui nesse post vamos relembrar o que rolou em 2020 por aqui:
JANEIRO
Em janeiro não tínhamos noção do que viria em março, por isso foi tudo muito leve. Começamos cobrindo mais uma edição do Torneio de Beach Soccer do Tourinhos onde a sede levou mais um título. Também cobrimos o Globo de Ouro que demarcou o início do fenômeno coreano Parasita e ainda explicamos para você como funciona a temporada de animes.
FEVEREIRO

Nesse mês, começamos mostrando que um gostosense conquistou um prêmio na maratona Hackathon – uma competição de programação promovendo a inovação em prol da sociedade -, depois contamos a história de um homem que foi encontrado morto na comunidade da Tabua. Divulgamos as atrações do Carnaval Gostoso 2020 e contamos como foi a final do Campeonato Municipal que consagrou o Força Jovem como campeão e Willame ‘Geleca’ como artilheiro.
MARÇO
O agito da pandemia começou em março, antes disso a Copa do Sítio começou e ainda falamos sobre um assalto que houve ao ônibus dos universitários. O Corinthians-SMG de beach soccer ganhou o Estadual da categoria e vimos a repercussão da polêmica trilha construída na orla de Gostoso que rendeu advertência do IBAMA à prefeitura.
Março demarcou o primeiro episódio do Contadorcast e começamos a acompanhar as medidas para conter o avanço do coronavírus no município com a primeira implantação da barreira, interdição da feira livre e também vimos o drama dos gostosenses que estavam no RJ e não conseguiam voltar para a cidade.
ABRIL

Em abril o assunto Covid-19 tomou conta do mundo. No dia 15 de abril a Sesap confirmou o primeiro caso em São Miguel do Gostoso que rendeu um artigo de Ariclenes Silva. Todavia, a reabertura das pousadas foi autorizada no dia seguinte. Fechamos o mês brindando o evento geek de 1 ano de Vingadores Ultimato.
JUNHO
Em junho o mês começou com a troca de comando da Secretaria de Saúde, saiu Rose Vicente e entrou Hugo Patrício. Depois abrimos os trabalhos do Sons do Contador, um projeto de lives que trouxe um pouco mais de cultura local para os gostosenses, mas a pandemia roubou tanto a cena que não nos deixou comemorar as festas juninas e ainda adiou o Oscar 2021 para abril.
Além disso, foi registrado o primeiro óbito por causa da doença no município e a marca de 100 dias da pandemia foi ultrapassada. Os pais do atual presidente da Câmara dos Vereadores, Azenate Câmara, também foram diagnosticados positivos pela Covid-19 e na política local o PT avisou em nota que as negociações para a aliança com o governo municipal estavam “avançando a passos largos”.
JULHO
Após a delimitação do toque de recolher, a cidade registrou o primeiro óbito por Covid-19 nos distritos e no meio do mês a pandemia já havia registrado o 100º caso positivo no município. Todavia no final do mês a feira livre voltou a funcionar abertamente, as missas voltaram a ser agendadas para agosto e a reabertura do turismo foi iniciada.
A política também deu o que falar em julho, em nota o PL criticou a aliança do PT e PSD, em resposta o PT disse que tinha identidade própria e já anunciou João Eudes como vice na chapa que surgiria.
AGOSTO

Mesmo com o 10º óbito confirmado na cidade por Covid-19, os distritos começavam a disparar em registros de aglomerações. Por sua vez, a política já tomava conta do noticiário: Tiquinho dos Anjos anunciou sua vice e mais de 8 mil gostosenses estavam aptos ao voto com eleitorado equilibrado entre homens e mulheres.
Outro assunto que roubou a cena foi a suspensão de uma sessão da Câmara dos Vereadores que discutiria novamente uma prestação de contas de 2010.
SETEMBRO

Em setembro acompanhamos as quatro convenções partidárias que efetivaram 62 nomes para a disputa do pleito 2020 em São Miguel do Gostoso, o que demonstrou que teríamos a maior corrida da história por uma cadeira na Câmara dos Vereadores. Junto a isso o resultado do IDEB mostrou que o município havia se recuperado da queda registrada em 2017.
Fechamos o mês assistindo a live da festa do padroeiro da cidade que agitou as redes sociais.
OUTUBRO
Em outubro o Ministério Público recomendou que medidas fossem tomadas para evitar as aglomerações das campanhas políticas, que infelizmente foram fracassadas. A justiça eleitoral, por sua vez, havia deixado apenas dois vereadores de fora do pleito por irregularidades documentais, mas a candidatura do atual prefeito foi alvo de muitas especulações por causa de um processo. A juíza da comarca de Touros deu a liberação necessária e o pleito ocorreu sem interrupções.
O cantor Rodrigo Leal ainda divulgou um vídeo criticando uma medida de prevenção à Covid-19 para a Festa da Tabua ao qual ele seria uma das atrações e a Copa do Sítio voltou após mais de 6 meses em suspenso. Terminamos o mês sabendo que Gostoso foi uma das cidades mais procuradas por uma plataforma especializada de viagens em rotas de viagens de lazer.
NOVEMBRO

As eleições se aproximaram em novembro e com elas a candidatura de Keno foi aprovada pela Justiça Eleitoral. Após uma denúncia de veículo perseguindo pessoas na véspera do pleito, no dia seguinte o Contador anunciou antes da apuração do TSE que Renato de Doquinha (PSD) havia sido reeleito prefeito de São Miguel do Gostoso. A câmara dos vereadores, por sua vez, teve apenas homens pela primeira vez na história.
Mas o mês também demarcou a final do Big Brother Gostoso e consagrou Bruno Mello como campeão da 1ª edição do reality virtual.
DEZEMBRO

No último mês do ano a notícia de que o Réveillon do Gostoso, uma festa privada, iria acontecer em meio a uma crescente de casos na pandemia foi o grande destaque na mídia de todo o Estado. Apesar do MP e do Governo do RN recomendarem de não acontecer, a juíza da Comarca de Touros liberou. As imagens das centenas de pessoas sem máscara e descumprindo os protocolos correram e todos falaram sobre isso, chegando o nome da cidade ser trending topics do Twitter na manhã do dia 31 de dezembro.
As definições para as finais da Copa do Sítio e o São Miguel do Gostoso ser o 6º maior PIB per capita do estado também chamaram a atenção no mês.
Ufa! Foi um ano intenso, mas que 2021 seja incrível e saudável para todos nós. Obrigado a você pela companhia de sempre e nós continuaremos de olho.