ELEIÇÕES, COVID-19, BBG: A RETROSPECTIVA 2020 DO CONTADOR

Ano intenso teve momentos históricos que foram registrados aqui no Contador de Causos.

POR AILTON RODRIGUES

O ano de 2020 foi um ano que muitas pessoas não têm nada o que comemorar. Uma pandemia nos atingiu e fez com que nossos planos fossem adiados e aqui no Contador não foi diferente, contamos muitas histórias e até um projeto audiovisual iniciamos para passarmos por este momento tão difícil.

Aqui nesse post vamos relembrar o que rolou em 2020 por aqui:

JANEIRO

Em janeiro não tínhamos noção do que viria em março, por isso foi tudo muito leve. Começamos cobrindo mais uma edição do Torneio de Beach Soccer do Tourinhos onde a sede levou mais um título. Também cobrimos o Globo de Ouro que demarcou o início do fenômeno coreano Parasita e ainda explicamos para você como funciona a temporada de animes.

FEVEREIRO

Força Jovem campeão municipal

Nesse mês, começamos mostrando que um gostosense conquistou um prêmio na maratona Hackathon – uma competição de programação promovendo a inovação em prol da sociedade -, depois contamos a história de um homem que foi encontrado morto na comunidade da Tabua. Divulgamos as atrações do Carnaval Gostoso 2020 e contamos como foi a final do Campeonato Municipal que consagrou o Força Jovem como campeão e Willame ‘Geleca’ como artilheiro.

MARÇO

O agito da pandemia começou em março, antes disso a Copa do Sítio começou e ainda falamos sobre um assalto que houve ao ônibus dos universitários. O Corinthians-SMG de beach soccer ganhou o Estadual da categoria e vimos a repercussão da polêmica trilha construída na orla de Gostoso que rendeu advertência do IBAMA à prefeitura.

Março demarcou o primeiro episódio do Contadorcast e começamos a acompanhar as medidas para conter o avanço do coronavírus no município com a primeira implantação da barreira, interdição da feira livre e também vimos o drama dos gostosenses que estavam no RJ e não conseguiam voltar para a cidade.

ABRIL

Em abril o assunto Covid-19 tomou conta do mundo. No dia 15 de abril a Sesap confirmou o primeiro caso em São Miguel do Gostoso que rendeu um artigo de Ariclenes Silva. Todavia, a reabertura das pousadas foi autorizada no dia seguinte. Fechamos o mês brindando o evento geek de 1 ano de Vingadores Ultimato.

JUNHO

Em junho o mês começou com a troca de comando da Secretaria de Saúde, saiu Rose Vicente e entrou Hugo Patrício. Depois abrimos os trabalhos do Sons do Contador, um projeto de lives que trouxe um pouco mais de cultura local para os gostosenses, mas a pandemia roubou tanto a cena que não nos deixou comemorar as festas juninas e ainda adiou o Oscar 2021 para abril.

Além disso, foi registrado o primeiro óbito por causa da doença no município e a marca de 100 dias da pandemia foi ultrapassada. Os pais do atual presidente da Câmara dos Vereadores, Azenate Câmara, também foram diagnosticados positivos pela Covid-19 e na política local o PT avisou em nota que as negociações para a aliança com o governo municipal estavam “avançando a passos largos”.

JULHO

Após a delimitação do toque de recolher, a cidade registrou o primeiro óbito por Covid-19 nos distritos e no meio do mês a pandemia já havia registrado o 100º caso positivo no município. Todavia no final do mês a feira livre voltou a funcionar abertamente, as missas voltaram a ser agendadas para agosto e a reabertura do turismo foi iniciada.

A política também deu o que falar em julho, em nota o PL criticou a aliança do PT e PSD, em resposta o PT disse que tinha identidade própria e já anunciou João Eudes como vice na chapa que surgiria.

AGOSTO

Câmara dos Vereadores de Gostoso em 2020

Mesmo com o 10º óbito confirmado na cidade por Covid-19, os distritos começavam a disparar em registros de aglomerações. Por sua vez, a política já tomava conta do noticiário: Tiquinho dos Anjos anunciou sua vice e mais de 8 mil gostosenses estavam aptos ao voto com eleitorado equilibrado entre homens e mulheres.

Outro assunto que roubou a cena foi a suspensão de uma sessão da Câmara dos Vereadores que discutiria novamente uma prestação de contas de 2010.

SETEMBRO

JM Alves e Victor Silva

Em setembro acompanhamos as quatro convenções partidárias que efetivaram 62 nomes para a disputa do pleito 2020 em São Miguel do Gostoso, o que demonstrou que teríamos a maior corrida da história por uma cadeira na Câmara dos Vereadores. Junto a isso o resultado do IDEB mostrou que o município havia se recuperado da queda registrada em 2017.

Fechamos o mês assistindo a live da festa do padroeiro da cidade que agitou as redes sociais.

OUTUBRO

Em outubro o Ministério Público recomendou que medidas fossem tomadas para evitar as aglomerações das campanhas políticas, que infelizmente foram fracassadas. A justiça eleitoral, por sua vez, havia deixado apenas dois vereadores de fora do pleito por irregularidades documentais, mas a candidatura do atual prefeito foi alvo de muitas especulações por causa de um processo. A juíza da comarca de Touros deu a liberação necessária e o pleito ocorreu sem interrupções.

O cantor Rodrigo Leal ainda divulgou um vídeo criticando uma medida de prevenção à Covid-19 para a Festa da Tabua ao qual ele seria uma das atrações e a Copa do Sítio voltou após mais de 6 meses em suspenso. Terminamos o mês sabendo que Gostoso foi uma das cidades mais procuradas por uma plataforma especializada de viagens em rotas de viagens de lazer.

NOVEMBRO

Renato discursa após vitória

As eleições se aproximaram em novembro e com elas a candidatura de Keno foi aprovada pela Justiça Eleitoral. Após uma denúncia de veículo perseguindo pessoas na véspera do pleito, no dia seguinte o Contador anunciou antes da apuração do TSE que Renato de Doquinha (PSD) havia sido reeleito prefeito de São Miguel do Gostoso. A câmara dos vereadores, por sua vez, teve apenas homens pela primeira vez na história.

Mas o mês também demarcou a final do Big Brother Gostoso e consagrou Bruno Mello como campeão da 1ª edição do reality virtual.

DEZEMBRO

Imagens de aglomerações correram a mídia.

No último mês do ano a notícia de que o Réveillon do Gostoso, uma festa privada, iria acontecer em meio a uma crescente de casos na pandemia foi o grande destaque na mídia de todo o Estado. Apesar do MP e do Governo do RN recomendarem de não acontecer, a juíza da Comarca de Touros liberou. As imagens das centenas de pessoas sem máscara e descumprindo os protocolos correram e todos falaram sobre isso, chegando o nome da cidade ser trending topics do Twitter na manhã do dia 31 de dezembro.

As definições para as finais da Copa do Sítio e o São Miguel do Gostoso ser o 6º maior PIB per capita do estado também chamaram a atenção no mês.

Ufa! Foi um ano intenso, mas que 2021 seja incrível e saudável para todos nós. Obrigado a você pela companhia de sempre e nós continuaremos de olho.

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).