ELEITORADO GOSTOSENSE É JOVEM E COM IGUALDADE DE SEXOS

Detalhes do eleitorado gostosense foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

POR AILTON RODRIGUES

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os detalhes do eleitorado gostosense que está apto a votar no pleito de 2020, antes disso, o TSE já havia divulgado o número de eleitores que agora é de 8.222.

Serão 207 eleitores a mais do que no pleito de 2016, o detalhe é que agora há praticamente uma igualdade entre os sexos no eleitorado. A diferença nos números é de apenas dois homens a mais que mulheres, o que na porcentagem arredondada deixa tudo em 50% para cada sexo. Veja o gráfico abaixo:

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral.

Sobre a faixa etária há uma distribuição mais significativa, a maioria tem a faixa de 25 a 34 anos o que corresponde a 26,03% dos eleitores. A parte de idosos também é um número significativo: os que possuem acima de 60 anos correspondem a 14,49% do eleitorado.

Veja a distribuição abaixo:

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Em números brutos o eleitorado que não é obrigado a votar neste pleito é de 1.387 eleitores o que dá 17,09% e pode ser considerado um número alto. Lembramos que as eleições de 2016 foram decididas com uma diferença menor que a metade deste número.

A página especial das eleições gostosenses com dados de todos os pleitos está na parte superior do blog. Você pode clicar aqui.

Nós continuamos de olho!