O Contador analisou os números e mostra que mesmo com reabertura gradual do turismo é essencial manter os cuidados.
POR AILTON RODRIGUES

O município de São Miguel do Gostoso atingiu a marca de 100 casos confirmados de Covid-19, segundo o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta última quinta-feira (16). O número é emblemático, visto que no último dia de junho o município só havia registrado 57 casos confirmados.
O Contador analisou os números e fez uma espécie de linha do tempo para ilustrar como a pandemia está se comportando. Antes disso, só para atualizar os últimos números: o município tem 277 notificações com 100 casos confirmados, 85 casos suspeitos e 92 casos descartados. Dentre os confirmados, 60 se curaram, 32 estão em tratamento e 08 gostosenses perderam a vida.
OS MARCOS DA DOENÇA
O primeiro decreto publicado em São Miguel do Gostoso para cuidados com a Covid-19 foi em 19 de março e de lá para cá a doença se comportou de forma tímida entre os meses de março e abril, porém em junho e julho houve um salto.
O primeiro caso confirmado foi de uma criança de 11 anos do distrito do Arizona no dia 15 de abril, inclusive ela foi também a primeira curada do município. O primeiro óbito se deu no dia 16 de junho e foi de um idoso da sede do município.
Na época a Secretária de Saúde, Rose Vicente, foi até o distrito do Arizona com um carro de som e deu orientações para os moradores de lá. Ali foi considerado o marco inicial do combate à doença no município.
DOENÇA SE CONCENTRA NA SEDE

No atual boletim foi demonstrado que 85% dos casos confirmados estão na sede do município. Apesar do primeiro caso ter sido nos distritos, a sede continuou sendo o epicentro da doença.
Nos distritos, 06 comunidades tiveram contato com o vírus até o momento, são eles: Morros dos Martins (03 casos), Reduto (04 casos), Tabua (04 casos), Cruzamento (02 casos), Antônio Conselheiro (01 caso) e Arizona (01 caso).
Duas pessoas morreram nos distritos, dentre eles um bebê com apenas meses de vida e uma mulher de 26 anos, ambas do Cruzamento. 04 pessoas já foram curadas e 09 seguem em tratamento.
Na sede, os números se amplificam, 25 ruas já tiveram contato com a doença. Destaque para rua principal, a Avenida dos Arrecifes, que registrou 33 casos. 56 pessoas já se recuperaram, 23 ainda estão em tratamento e 06 faleceram.
Dentre os óbitos da sede, obtivemos a informação de que tratava-se de duas mulheres (74 e 77 anos) e dois homens (94 e 43 anos). As outras duas vítimas não foram divulgados o sexo nem a idade até o momento. Sobre os locais dos óbitos foram 03 na Avenida dos Arrecifes, 02 na Rua dos Dourados e 01 na Rua dos Pescadores.
VELOCIDADE DOS NÚMEROS
O mês de junho já vinha sendo o maior em número de notificações, em todo o mês foram 150, mas um dado pode provar que julho tem potencial para superá-lo. Até o dia 16 de julho o município registrou 95 notificações, se comparado com o mesmo período do mês anterior houve um aumento de 13 notificações. Veja o gráfico de avanço:

Em número de óbitos, junho teve 03 enquanto julho já acumula 05. Também analisamos o avanço de casos em relação a distância de dias, do registro do 1º ao 10º caso confirmado houve uma distância de 55 dias e este número caiu vertiginosamente ao passar do tempo, por exemplo, do 90º ao 100º caso a distância de dias foi de apenas 02. Veja a tabela completa:

DADOS DA SESAP
Há uma diferença entre os números da Secretária de Saúde Pública do Estado (Sesap) com os da Secretaria Municipal de Saúde. Apesar do número de contaminados e óbitos serem mais precisos pelo boletim do município, o número de notificações com suspeitos e descartados é bem maior pela Sesap.
Vejamos o comparativo do dia 15 de julho que é o último boletim divulgado do Sesap até 12h desta sexta-feira (17):

Perguntamos ao Sesap o motivo e foi declarado que o banco de dados sempre é atualizado de acordo com o repasse das informações das Secretarias Municipais de Saúde, Também perguntamos para a Secretaria Municipal de Saúde e foi declarado que os dados estão sendo repassados, mas que há um delay de até 05 dias para os números ficarem iguais.
OS CUIDADOS PRECISAM PERMANECER

A reabertura gradual do turismo segue, como foi divulgado no decreto 100/2020 do município e terá base com os números do Governo do RN no que diz respeito a ocupação de leitos de UTI para que se avance o processo. Mas os cuidados devem e precisam permanecer.
LAVAR AS MÃOS e SAIR DE CASA APENAS QUANDO FOR NECESSÁRIO, continua como a forma mais eficaz de conter a disseminação do vírus. Por isso, devemos tomar cuidado. Outro detalhe é que não há comprovação científica de que uma pessoa não possa ser contaminada uma segunda vez, por isso o USO DA MÁSCARA também é imprescindível.
Cuide de si, cuide de quem você ama. Nós continuamos de olho.
Nenhum pensamento
Os comentários estão encerrados.