COMO FUNCIONA A TEMPORADA DE ANIMES?

Por Iaslan Nascimento

Para quem não é habituado com o universo dos animes sempre fica confuso quando se fala em temporada de inverno ou verão, ou por qual razão a cada 3 meses entram uma enxurrada de novos animes no circuito. Se preocupa não o contador te explica.

No Japão os lançamentos de animes tem um tempo definido de estreia e isso está ligado as estações do ano, que aqui são tratadas como temporadas, sendo elas:

  • Inverno: de janeiro a março
  • Primavera: de abril a junho
  • Verão: de julho a setembro
  • Outono: de outubro a dezembro

Essas temporadas também ditam a quantidade de episódios que um anime terá. Se um anime dura uma temporada significa que ele pode ter 12 ou 13 episódios. Também é comum que um anime tenha de 24 à 26 episódios na sequência ocupando duas temporadas ( Exemplo: Fire Force Que estreou no dia 5 de julho de 2019 (temp. de verão) e finalizou em Dezembro de 2019 (temp. de Outono) ). Esse período de exibição continua do anime conta como uma temporada dele, porém ele durou 2 temporadas de exibição.  Nos animes que ocupam duas temporadas do circuito normalmente há uma troca de abertura entre o episódios 12 – 15, para informar a mudança da temporada.

Outro tipo de anime comum é o anime “infinito” Que só têm data de estreia e segue sendo exibido continuamente, sem ter uma pausa entre temporadas, os mais conhecidos nesse estilo são: One piece e Naruto. Por temporada estreiam cerca de 35 novos animes.

Bem vindo ao mundo Otaku!