Boletim epidemiológico desta última segunda-feira (03) apontou 117 casos confirmados e sétimo óbito da sede.
POR AILTON RODRIGUES
A Covid-19 ainda não acabou e ela já demonstrou que não deixará nossa realidade tão cedo. A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Gostoso confirmou no boletim epidemiológico desta segunda-feira (03) a décima vítima da doença na cidade.
Como não são divulgados a idade nem o sexo dos óbitos, ainda não conseguimos traçar um panorama da doença, mas apuramos que se tratava de outro idoso da sede do município. Com isso, a doença já levou 07 pessoas da sede e 03 dos distritos.
Completando o boletim, agora o município aponta 316 notificações com 117 casos confirmados, 79 casos suspeitos e 120 casos descartados. Dentre os confirmados estão 08 pessoas em tratamento, 10 mortes e 99 curados.
Para a Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap), que mostra um certo delay em equiparar o número de confirmados com os da SMS, o município tem
DISTANCIAMENTO SOCIAL PREOCUPA

O distanciamento social gostosense preocupa pelo fato das ocorrência registradas nos últimos dias, nossa redação registrou pontos de farra e bebedeiras nos distritos no último final de semana. Aliás foi o final de semana que demarcou a reabertura dos quiosques e barracas da Praia do Tourinho (foto acima).
Ainda no dia 23 de julho o município registrou seu pior dia de distanciamento social desde o início da pandemia no RN com um índice de apenas 30%, ficando atrás de todos os seus vizinhos: Pedra Grande, Touros e Parazinho.
Além disso, houve reclamações de falta de fiscalização na capacidade de hospedagem das pousadas que por intermédio de decreto só podem lotar 50% dos seus estabelecimentos. De acordo com a vigilância sanitária as denúncias ainda não tiveram comprovação, pois os espaços denunciados foram verificados.
JULHO FOI MAIS MORTAL E CONTAGIOSO
Apesar das notificações terem diminuído o ritmo durante o mês de julho, os 31 dias do mês passado ainda foram mais contagiosos e mortais em comparação a junho.
Para exemplificarmos, dos 10 óbitos atuais, 06 deles ocorreram em julho, além disso dos 117 casos confirmados 57 foram registrados no mês passado o que corresponde a 48,7% do total. O único número positivo além dos curados foi que julho registrou 21 notificações a menos do que junho (veja acima, no gráfico).
Os cuidados continuam os mesmos. Se puder ficar em casa, fique. Não estamos mostrando os números para assustar, mas eles são reais e podem ser comprovados. Outro detalhe é que você não estamos obrigando você a ser prisioneiro em casa, mas se for dar uma caminhada na praia, por exemplo, use todos os cuidados e protocolos como a máscara e a higienização frequente das mãos.
Conscientize-se, nós ficamos de olho.
Nenhum pensamento
Os comentários estão encerrados.