RETROSPECTIVA DO CONTADOR: O QUE AGITOU O BLOG E SÃO MIGUEL DO GOSTOSO EM 2015?

O Contador preparou um pacotão para você recordar o que foi assunto em São Miguel do Gostoso neste ano que chega ao fim.

POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

Foi um ano de muitas emoções, polêmicas e grandes conquistas para o Contador de Causos, nossa missão de informar, modéstia parte, foi passada com louvor para todos vocês, em especial aos leitores gostosenses que definitivamente podem contar com este blog para realizar matérias e cobrir projetos. Só em 2015 foram 445 matérias.

Completamos nosso primeiro ano de vida em 9 de junho, mas já nos sentimos veteranos e esperamos continuar assim ao longo de 2016. Para comemorarmos, resolvemos montar uma retrospectiva para recordarmos o que bombou neste agitado 2015.

Se você quiser reviver as matérias, colocamos links em todas elas. Confira:

JANEIRO: FAFÁ ABRE O CORAÇÃO

DSC_0053

O primeiro mês do ano foi até leve para o Contador, neste período começamos a “desenhar” como seria a Copa Chico Neri e mostramos uma enxurrada de editais de concursos que foram abertos. Mas, provavelmente o que marcou o mês para o blog foi a entrevista exclusiva que a prefeita Maria de Fátima nos deu.

Cobrimos ainda queda de braço entre eólicas e distritos, o drama do leite para o interior, estivemos na posse do presidente da câmara, Beto de Agostinho e no Torneio de Beach Soccer do Tourinho que consagrou Gostoso como tricampeão do evento.

FEVEREIRO: OSCAR NO CONTADOR

BIRDMAN, O JOGO DA IMITAÇÃO, GRD HOTEL BUDAPESTE (FOTO - ZERO HORA)
BIRDMAN, O JOGO DA IMITAÇÃO, GRD HOTEL BUDAPESTE (FOTO – ZERO HORA)

Sim, também estivemos juntos na cobertura da maior festa do cinema mundial e vimos “Birdman” ser o grande vencedor do Oscar. Porém, nosso cargo chefe do mês foi a cobertura do lançamento da Revista Guajirú com o Prêmio CDHEC. Na sequência falamos de Carnaval.

MARÇO: MUITA VIOLÊNCIA

logotipo-correios-marca

Assaltos aos Correios e um tiroteio no Centro de Gostoso foram o destaque do Contador em março, nossa equipe ainda acompanhou a nomeação de Fernando Miranda como novo presidente do CDHEC, a organização da Via-Sacra e fomos vendo força dos artigos de Auxiliadora nas redes sociais.

ABRIL: PERSEGUIÇÃO POLÍTICA E ESPORTE

CMDCA

Abril começou com uma grande polêmica, para quem não lembra o presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescência (CMDCA) na época, seu Otoniel Baracho, havia cedido uma entrevista ao Contador relatando que a prefeitura não vinha dando condições de trabalho. Depois disso ele se viu obrigado a renunciar alegando perseguição política.

Mostramos também o início de dois eventos esportivos, o pontapé da Copa do Interior e uma competição ciclística com pódio repleto de natalenses. Estivemos em Natal no Goiamum Audiovisual e em Pedra Grande na eleição suplementar do prefeito Valdemir.

MAIO: RETRATOS DA COMUNIDADE

ari e fernando
Ariclenes Silva (à esquerda) e Fernando Miranda (à direita) são os fotógrafos da exposição.

Mudança foi o nome deste mês de maio, começando pelo acréscimo do nono dígito aos números de telefone no nordeste. Também passou pelo município a cantora Clara Valente em sua turnê.

Acompanhamos a marcha contra exploração sexual infantil e a acusação da Secretaria Municipal de Saúde onde afirmou que Gostoso estava “exportando” suas grávidas por falta de assistência. Além de tudo, ainda tivemos a exposição Retratos da Comunidade dos artistas Ariclenes Silva e Fernando Miranda que mostrou por meio de fotos os distritos gostosenses.

JUNHO: POLÊMICAS NO AR

trator 05
“Trator Fantasma” reapareceu depois de dois anos, mas sem conserto.

Duas grandes polêmicas foram inesquecíveis em junho, primeiro com a situação do trator do lixo de Gostoso que havia “sumido” por dois anos e reapareceu em João Câmara, o outro ponto de discussão foi o abandono de veículos municipais ao lado do ginásio.

A utopia da Urbanização do Tourinho e o acidente com Lucas Ribeiro também foram destaque do mês.

JULHO: PARABÉNS PARA GOSTOSO

pedestre masculino - premiação
Premiação dos vencedores gostosenses no pedestre masculino (Foto: Ariclenes Silva)

Pois é, O Contador esteve presente nas comemorações do 22º aniversário de Emancipação Política de Gostoso, também relatamos o início das atividades de dança e teatro do Tear, divulgamos a primeira lista do ranking dos clubes gostosenses de futebol e a intimação do Ministério Público sobre o lixão do município.

AGOSTO: FEST BOSSA & JAZZ DA DISCÓRDIA

juçara figueiredo
Juçara Figueiredo é produtora do Fest Bossa & Jazz.

Agosto teve o aniversário de três anos da TV Gostoso, a 1ª Conferência Municipal da Juventude, festa do Antônio Conselheiro e viajamos até Natal para contar o lançamento oficial do Windows 10, mas o que roubou a cena nesse mês foi a polêmica envolvendo o Fest Bossa & Jazz. A organização do evento proibiu que os ambulantes comercializassem na Praia e isso gerou uma série de desdobramentos negativos.

A produtora Juçara Figueiredo declarou para o Contador que poderia usar a faixa de areia que havia pagado da forma que quisesse, além disso, 62% dos nossos leitores foram contra o ato gerando apoio dos internautas e fazendo com que a secretária de Turismo e Comunicação Social, Janiele Linhares, pedisse desculpas.

SETEMBRO: SHOW DE EVENTOS

ELISANGELA
A pequena Elisangela conquistou duas pratas.

Realmente foram muitos eventos mostrados pelo Contador neste mês, todos foram relatados com vários detalhes e muito entusiasmo pelos nossos colunistas, foram eles: o Rock In Rio que completou 30 anos, o debate dos conselheiros tutelares que foi realizado pela TV Gostoso, a festa de São Miguel Arcanjo, o Sarau Poético do Ana Ribeiro e o Open Gostosense de Karatê.

Também em setembro foi divulgado que Gostoso é o 75º município mais populoso do estado. A Tabua reformou sua capela por meio de donativos, além disso, a Secretária de Saúde deixou o cargo por pressão e a água cheia de ferrugem das torneiras gostosenses foi destaque nas mídias sociais.

OUTUBRO: TEVE DE TUDO

conselho tutelar

Outubro teve mudanças e muita resenha, começamos relembrando que houve várias alterações na PM de Gostoso, analisamos as eleições do Conselho Tutelar e o filme Mad Max, cobrimos a Expartec e as 102 autuações do Projeto Verão, além da repercussão da explosão do Bradesco e a constatação que nosso município é de flamenguistas.

NOVEMBRO: MOSTRA DOS SONHOS

Equipe Técnica da Mostra 2015

Mais um gigantesco evento carregou consigo os holofotes do mês inteiro, desta vez a Mostra de Cinema de Gostoso chegou a sua terceira edição e provou porque é o principal evento do município no ano. Foram dias e mais dias de cobertura total do Contador.

Ainda mostramos a representação gostosense na Conferência Estadual da Juventude, uma apreensão de ponto de drogas e a Festa da Tabua.

DEZEMBRO: FECHAR COM CHAVE DE OURO

_DSC2244

O mês nem acabou, mas foram muitas histórias que o Contador relatou para você, o que dizer do recorde de arrecadação do ISS no município? Contamos aqui a suspeita do primeiro caso de microcefalia em Gostoso, demos espaço para o artesanato da Tabua e o início da coluna do 42 Bits no Contador.

Também mostramos os aprovados gostosenses do IFRN, o Festival dos Ventos e o apagão do Conselheiro. Cobrimos com muito carinho o Vem na Fé, infelizmente falando do caso de intolerância religiosa do pastor da Assembleia de Deus. Terminamos nosso ano com o Auto de Natal de Gostoso.

Para você que nos acompanha esperamos que continue conosco e assim possamos construir um 2016 mais juntos e unidos. Até qualquer hora!

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.