Criação de estacionamento, regularização de quiosques e fechamento de acesso dos veículos foram discutidos em visita da promotoria à Praia.
POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

Em visita do comitê do Projeto Orla à Praia do Tourinho nesta última quinta-feira (18) foram discutidos alguns pontos referentes a urbanização da praia sugerido pela Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, mas o que houve de certeza é que ainda vai ter muita conversa.
Contando também com a companhia da promotoria, os temas debatidos na vistoria foram a criação de um novo acesso a comunidade dos Morros dos Martins, o fechamento de acesso dos veículos a Praia do Tourinho, criação de quiosques padronizados e a remoção das tendas que hoje existem, além da tentativa de preservação da natureza.
A comitiva do Orla estudou a proposta da prefeitura e suas implicações, a vereadora Micarla Catarina levou as reivindicações da comunidade do Reduto, que se localiza a cerca de um quilômetro da praia. A principal reclamação dos pequenos comerciantes foi a padronização dos quiosques, pois seriam eliminadas as tendas atuais.

Outro ponto abordado pelo vereador Jubenick e pelo membro do Orla, Ricardo André, foi a criação do estacionamento, pois no pré-projeto a distância dele está a 500 metros da praia, o que de certa forma é longe, inclusive para os que carregam os materiais esportivos. Houve inclusive a ideia de se colocar charretes para auxiliar os visitantes.
ASSUNTO POLÊMICO

A promotora veio em especial discutir a estrada que liga as comunidades do Reduto à Morros dos Martins, que passa pelo Tourinho, apesar de ser construída a poucos anos a estrada sofreu um processo federal que a alguns meses culminou na decisão judicial que prevê a sua remoção no trecho junto à praia.
Como a remoção será inevitável os órgãos federais, estaduais e municipais juntamente com a sociedade civil se reuniram para discutir uma possível negociação e o acordo fechado com a promotoria foi que as tendas e a estrada só serão removidas se houver a construção de novas. No caso da estrada tem que ter um acesso e um estacionamento antes de remover a vigente.
Os prazos para o cumprimento das exigências serão estipulados pela promotoria junto com a prefeitura e nós continuaremos de olho.
Vejamos algumas imagens:



Até qualquer hora!
Muito boa a reunião, e a cobertura deste blog, e dessa maneira que chegamos a um concessão, poder público provocou sociedade civil si envolveu, comitê orla, legislativo, procuradoria federal, spu, Idema, prefeitura e a comunidade, parabéns a Prefeita por está provocação e por todos envolvidos, principalmente quando um blog trata as coisas com lisura transparência e sem interesses politiqueiros, mais uma vez parabéns a todos.
CurtirCurtir
Nessa historia o primeiro item a ser discutido e preservado são as tartarugas marinhas, pois antes de tudo isso barracas, estradas, turistas, vendedores, interesseiros ETC , elas já abitavam ali, elas eram, isso mesmo eram as únicas frequentadoras do tourinho e das demais praias fazendo deste ambiente seu espaço de reprodução, reprodução não de um simples animal, mais um animal de uma importância global para o meio ambiente, tanto que está no maior grau de extinção em uma escala mundial, e sabem por que e por causa de quem? sim sim, estes mesmo que querem fazer das nossas praias áreas comercias de interesses próprios, passando por cima do meio ambiente! esperamos que O Contador Fique de Olho e não se iluda com falsos elogios eu também já os recebi um dia! 😉
CurtirCurtir
Que preservação da Natureza, hipócritas!!! Está bem Claro que eles só querem aumentar o Movimento Turístico e não estão nem um pouco se importando com os animais e a vegetação do local. Como já foi citado acima, as Tartarugas chegaram primeiro e a vegetação já estavam lá.
CurtirCurtir