Pirâmide invertida?

Eleição para os cargos de Conselho Tutelar em São Miguel do Gostoso surpreendem pela participação da população.

IMG_20151004_092754751_HDR
As comunidades rurais como Morro dos Martins se mobilizaram para participar da eleição do Conselho Tutelar.

POR CINTHIA MATOS
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

No Domingo dia 04 de Outubro, São Miguel do Gostoso foi marcado pelas eleições unificadas para conselheiros tutelares. Quem pensou que a votação ia ser pouco movimentada se enganou, um terço do votantes do município, 2048 compareceram para escolher seus representantes para assumir o cargo em janeiro de 2015.

Contudo, algumas peculiaridades devem ser destacadas. Primeiro o número reduzido de urnas fizeram com que a votação acontecesse apenas na sede e isso causou um certo desconforto por parte da população das comunidades rurais e com razão, tiveram que se deslocar por distâncias consideráveis para chegar até o local de votação. Como cidadã acho que essa metodologia deve ser revista pelos responsáveis de organizar essa eleição a nível nacional. Outra coisa que atraiu atenção foi que a quantidade de pessoas que votaram, apesar das dificuldades de locomoção foi superior a da cidade vizinha de Touros que tem uma quantidade bem maior de votantes, mas apenas 1600 compareceram.  Enfim chegamos aos eleitos, se elegeram com 425, 288, 288, 232 e 231 votos respectivamente Evandro Menezes, Eva, Marcos de Luiz Chico, João Eudes e Francisca Henrique, o que chamou atenção porém, foi que apenas o candidato João Eudes ficou entre os cinco primeiros no resultado da prova não eliminatória de conselheiros tutelares, os dois primeiros colocados o quarto e o quinto no resultado do teste que teve por objetivos avaliar o conhecimento técnico dos candidatos para assumirem o posto de zeladores dos direitos das crianças e adolescentes, não conseguiram vencer como titulares. Essa reflexão é muito válida e deve ser pensada pela população, será que a pirâmide que escolhemos foi invertida? Essa resposta no entanto só saberemos nós próximos capítulos, quando as ações que serão desenvolvidas por aqueles que a maioria depositou a confiança de uma tarefa importantíssima se consolidarem.

Aqui deixo minha expectativa de que o novo quadro de conselheiros tutelares seja capaz de cumprir com o que esperamos, que tenha força, garra, e lute a luta que é mais difícil de vencer a busca pela proteção dos direitos, a luta social, a concretização do uso da democracia honestamente, o caminho não é fácil mas todos que entram nesse barco devem ser cientes disso.

Uma consideração sobre “Pirâmide invertida?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.