PAPO CABEÇA: 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE REÚNE 140 JOVENS EM GOSTOSO

Com jovens da Zona Rural e Urbana, o evento teve como tema “as várias formas de mudar São Miguel do Gostoso”.

POR AILTON RODRIGUES E AUXILIADORA RIBEIRO
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

140 jovens compareceram a Conferência. (Foto: Francisco Anjos)
140 jovens compareceram a Conferência. (Foto: Francisco Anjos)

Nesta última quinta-feira (27) foi realizada a 1ª Conferência Municipal da Juventude no Centro de Múltiplo Uso, com o tema “as várias formas de mudar Gostoso” o evento reuniu cerca de 140 jovens de todo o município.

Organizado pela Secretaria de Assistência Social, estavam presentes a prefeita Maria de Fátima, alguns secretários e um representante da Secretaria Estadual da Juventude, Daniel Chacom.

Árvore da Juventude (Foto: Francisco Anjos)
Árvore da Juventude (Foto: Francisco Anjos)

Houve várias atividades envolvendo os jovens, como a árvore da juventude que tinha o objetivo de mostrar os anseios dos adolescentes a respeito da sua realidade local, além de apresentações de eixos temáticos que envolviam a arte, dança, música, dentre outros.

Palestra com Daniel Chacom. (Foto: Heldene Santos).
Palestra com Daniel Chacom. (Foto: Heldene Santos).

O palestrante Daniel Chacom deixou sua marca registrada afirmando: “É um equívoco pensar que a juventude é o futuro, a juventude é o presente, é o hoje.” Toda sua fala girou em torno do protagonismo juvenil e com base nisso a palavra de ordem na conferência foi: “Juventude que ousa lutar, constrói o poder popular!”

Daniel exibiu dois vídeos, um sobre as duas conferências anteriores e o outro sobre 3ª Conferência Nacional de Juventude que vai acontecer esse ano com o objetivo de criar o Plano Nacional da Juventude. As conferências anteriores tiveram como frutos a Pec da Juventude, o programa Juventude Viva e o Estatuto da Juventude.

A população brasileira é composta de 26% de jovens, esse índice é o maior da história do Brasil, e Chacom afirmou que é essa a oportunidade da juventude mostrar sua cara, se mobilizar. Ele proferiu ainda que segundo pesquisas 90% dos jovens acreditam que podem mudar o mundo, e é com essa determinação que as conferências municipais estão sendo realizadas, com o objetivo de escutar os jovens e disso tirar propostas para mudar o município, o estado e o país.

Banda Substãncia Zero fez o encerramento da Conferência. (Foto: Francisco Anjos)
Banda Substãncia Zero fez o encerramento da Conferência. (Foto: Francisco Anjos)

Ao final foram escolhidos cinco representantes municipais para participarem da Conferência Estadual da Juventude (quatro deles da sociedade civil e uma do poder público), com representantes rurais e urbanos. A Conferência Estadual será em Natal nos meados de outubro e novembro. O evento foi encerrado ao som da Banda Substância Zero.

O Contador está de olho em tudo que movimenta Gostoso. Até a Próxima!

Autor: Auxiliadora Ribeiro

Técnica em Administração pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN; Bacharelanda em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; membro da trupe teatral "Café com Leite".

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.