AUTO DE NATAL DE GOSTOSO É MARCADO POR HOMENAGENS E GRANDE SHOW NA PRAIA DA XÊPA

Espetáculo teve bom público, além de muita dança, cultura e diversão para contar a história do nascimento do menino Jesus.

POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

Ninguém poderia esperar que, mesmo economizando nos gastos, o Auto de Natal de Gostoso fosse tão grandioso e mesclasse com tamanha maestria a cultura local e a já tão clássica história do nascimento de Jesus… Pois é, os diretores Beto Vieira e Anna Celina mostraram que era possível nos dias 27 e 28 de dezembro na Praia da Xêpa.

_DSC5039.jpg

Não bastava apenas isso, a lua dourada abençoou os atores e os quase 100 envolvidos que trabalharam para que este grande evento a céu aberto acontecesse. Um casamento perfeito de elementos culturais e naturais de São Miguel do Gostoso para brindar um ano que está chegando ao final e fechar com chave de ouro o calendário de eventos promovidos pelo Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC).

O Contador acompanhou toda a encenação e o nervosismo da coxia no pré-evento, confira:

HOMENAGENS E RECONHECIMENTO

Antes dos mais de 40 atores entrarem em cena, o palco foi tomado por gratidão e respeito. Quem compareceu teve o privilégio de acompanhar um momento histórico e emblemático para a cultura gostosense. A simbólica entrega de bastão dos mais velhos do pastoril e do boi de reis para as crianças que formam hoje a nova geração da dança causou emoção.

_DSC4289.jpg

A senhora Maria Teixeira, que foi a Diana do Pastoril por décadas, e o senhor José Marciano, integrante do Boi de Reis há muitos anos, foram homenageados com um certificado e o reconhecimento do público. Antes deles a grande celebrada foi Diana Fontes, a precursora dos autos no estado do RN. A pernambucana trouxe a encenação deste tipo de teatro e deu certo, já é reproduzido há 18 anos por todo o RN inspirando muitos outros diretores e artistas.

_DSC4313.jpg

SHOW DE UM LADO, CORRERIA DO OUTRO

Imaginem como deve ser coordenar a entrada e saída de dezenas de pessoas em cima de um palco. Muita confusão, não é? Pois, os diretores que conduziram o Auto não se abateram nenhum minuto. Todo o nervosismo parecia de um jeito simplesmente natural na coxia, era apenas mais uma prova da sintonia que o grupo aparentou no palco.

Sim, houve erros técnicos, mas erros praticamente imperceptíveis que não fizeram a mínima importância no contexto geral. A prova disso foi os aplausos acalorados do público no final.

PLURALIDADE CULTURAL NA VEIA

_DSC4384.jpg

Chegança, Boi de Reis, Pastoril e Teatro de Rua. Esses foram os quatro pilares que nortearam o Auto neste ano, de forma delicada cada um desses mundos interagiram. As músicas animadas da Chegança e Boi de Reis com a suavidade das meninas do Pastoril, além das belas interpretações dos atores Fernando Miranda, Airis Vital, Auxiliadora Ribeiro, Djair Cardoso, Ana Luiza, Cinthia Matos, Débora Vieira e os demais que deram ritmo a encenação de pouco mais de 45 minutos para que no fim, com o apogeu do nascimento, todos de forma integrada recebessem o abençoado menino.

_DSC4789.jpg

SÃO PEDRO FOI GENEROSO

No segundo dia de Auto a reapresentação do espetáculo foi marcada por incertezas, afinal o dia começou debaixo de um verdadeiro toró de água e não melhorava até o começo da tarde, mas os céus atenderam os pedidos de todos e promoveu uma noite nublada, mas sem chuvas. Foi novamente uma grande performance de todos.

_DSC4882.jpg

O Auto de Natal encerra as coberturas do Contador de Causos em 2015, mas já deixamos o convite para que você nos acompanhe em 2016. Até qualquer hora!

Autor: Ricardo André

Professor de Matemática, produtor cultural e tesoureiro do Espaço TEAR (CDHEC)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.