MARIA DO ROSÁRIO CAETANO SE DESTACA NOS DEBATES DA MOSTRA DE CINEMA DO GOSTOSO

Jornalista além de não perder um debate, faz colocações que não só questionam os cineastas, mas ensina aos leigos.

POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

Maria do Rosário na Mostra de Gostoso
Maria do Rosário Caetano vira destaque durante debates da Mostra de Cinema de Gostoso.

Ela já é uma figura conhecida por toda a nata do cinema brasileiro e aportou em São Miguel do Gostoso durante esta 3ª Mostra de Cinema de Gostoso, sempre com colocações sucintas e um ponto de vista extraordinário, a jornalista Maria do Rosário Caetano virou uma das figuras cativas dos debates da Mostra.

Ela formou-se em Comunicação Social e Letras (Língua e Literatura Portuguesa) na Universidade de Brasília (UnB). Em 29 anos de exercício jornalístico, trabalhou no Jornal de Brasília, Correio Braziliense, TV Globo/Brasília, e em diversos jornais alternativos.

Atualmente, colabora com o Caderno 2, de O Estado de S. Paulo e com a Revista de Cinema. Em 1997, publicou o livro “Cinema Latino-Americano – Entrevistas e Filmes” (Ed. Estação Liberdade). Organizou o livro “Paulo Freire e a Educação Brasileira” (1982), colaborou com Joaquim Pedro de Andrade e equipe no roteiro-livro “O Imponderável Bento” (Marco Zero/Cinemateca Brasileira/1989), com o livro “Cinema Falado – Cinco Anos de Seminários de Cinema em Porto Alegre” (Secretaria Municipal de Cultura/Porto Alegre/2001) e com o álbum “Trinta Anos de Gramado” (Editado pelo Festival de Gramado – Cinema Brasileiro e Latino/2002).

E isso é apenas um trechinho do seu currículo.

As perguntas sempre muito bem elaboradas, mostram um leque geral dos filmes e ensina aos espectadores dos debates. Questionamentos concretos e bem amarrados, que geraram um meme antes dos debates com a frase “Vamos perguntar antes da Maria do Rosário chegar!”.

Além disso, um dos coordenadores da Mostra, Eugênio Puppo, que está sendo o mediador dos debates já brincou com a jornalista:

“Se eu fosse a Maria do Rosário estaria sendo um mediador melhor, mais articulado”, disse Puppo.

O Contador continua de olho na Mostra de Cinema. Até qualquer hora!

REFERÊNCIAS:

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.