Primeira noite do evento mesmo com pequenos problemas técnicos consegue superar expectativas e transpassa para seminário embalado pela emoção de “Marte Um”. “Arrebentação”, por sua vez, demonstra amadurecimento do Coletivo Nós do Audiovisual.
Por Ailton Rodrigues

A 9ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso teve sua abertura oficial na noite desta última sexta-feira (04) com uma cerimônia corrida devido a uma falha técnica na montagem da estrutura que atrasou toda a programação, mas mesmo assim trouxe toda a potência que o projeto propõe a mais de 10 anos: um encontro de identidades diversas e vivências.
As presenças das personalidades políticas como a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), da Senadora Zenaide Maia (PROS), do Deputado Estadual Hermano Morais (PV) e da Deputada Federal Natalia Bonavides (PT) reforçou o compromisso de que o poder público tem de incentivar o evento fomentando a cultura e o turismo:

“A atividade artística faz parte da expressão e da riqueza de um povo. É com imensa alegria que o Governo do Estado patrocina esse evento. Desejo aos espectadores quatro dias maravilhosos de exibição dessa Mostra. Assim como desejo muita sorte aos participantes da Mostra Competitiva. Que sejamos todos vencedores no quesito diversão, entretenimento, reflexão e aprendizado por meio do audiovisual produzido no nosso país”, declarou a Governadora
Quem representou o município na cerimônia foram o vice-prefeito João Eudes (PT), a primeira dama Geovânia Santana e a Secretária de Turismo e Comunicação Janiele Linhares. O prefeito Renato de Doquinha (PSD) não conseguiu chegar a tempo da abertura, mas posou para fotos com a Governadora posteriormente.
Logo na sequência, os vídeos que mostraram a formação técnica do Coletivo Nós do Audiovisual em 2022 deu um aperitivo de que ainda é possível promover transformações sociais por meio da educação, além da seleção das obras pela curadoria com 23 filmes de 12 estados brasileiros mostrando um país plural que tem a oportunidade de se assistir e se reconhecer na tela. O público respondeu e compareceu em peso, foram mais de 1,5 mil espectadores segundo dados da organização.

Nada melhor do que a Sessão Especial da abertura ser logo Marte Um, o filme de Gabriel Martins já se mostrou imponente por ter alcançado belos números na bilheteria e ter sido o indicado brasileiro a conquistar uma vaga como Melhor Filme Internacional no Oscar 2023. A história de uma família negra periférica de Minas Gerais que lida com os seus problemas e se mantém em pé por causa dos sonhos de cada um dos seus integrantes emocionou a todos.
Antes, tivemos a exibição do curta gostosense “Arrebentação” dirigido por Cristina Lima e Roberto de Lima que também foi bem recebido pela crítica e trouxe para tela a história de uma família fragilizada pelos seus traumas, mas que busca forças para se manter de pé após mudarem de cidade.
Como aqui nada é por acaso, o grande plot twist recai para a curadoria na junção do tema das obras, um casamento perfeito abrilhantado pelo brilho das estrelas que realça ainda mais a sala de cinema mais charmosa do Brasil.
Debate emoldurado por emoções

O primeiro debate com os realizadores aconteceu já na manhã deste sábado (05) e reuniu além dos diretores de Arrebentação, a atriz Camilla Damião de Marte Um. O tema foi um só: como a emoção permeou o filme de Gabriel Martins e furou bolha de diversas esferas pelo país.
Além de muitos elogios, alguns espectadores se emocionaram ao falar como foi a visualização do filme na sessão ao ar livre. A mediação foi da incrível jornalista Maria do Rosário Caetano que pontuou as forças que levaram este filme chegar ao nível de representante brasileiro ao Oscar.
Outro tema muito tocado, foi como as minorias foram contempladas: negros, periféricos, LGBTQIAP+ puderam ter sua visão colocadas na apurada direção do Gabito. Sobre o curta gostosense deu a sensação de que há amadurecimento, pois além de contar com 30 alunos novos há outros veteranos que auxiliam o Coletivo e possibilitaram a Arrebentação ser o filme mais dramático já produzido por eles com camadas tão profundas só percebidas até então em Derradeiro (2018).

A Mostra segue até terça-feira (08), com programação diária dividida em quatro programações paralelas: Mostra Competitiva, Mostra Panorama e Sessões Especiais. A 9ª edição é uma realização da Heco Produções, com o Patrocínio: Governo do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo; Salinor; Sterbom; Banco Mundial, Governo Cidadão, Governo do Rio Grande do Norte – Secretaria de Turismo, Solar Coca-Cola e Interjato; Patrocínio Institucional: BAT Apoio Institucional: Prefeitura de São Miguel do Gostoso Apoio: Governo do Rio Grande do Norte, Visite RN, Emprotur, Laces, Enel, Itograss, Pousada dos Ponteiros, Restaurante Balica, Serveng, Marcenaria SMG, Maxillusion, Climatempo, Viver Gostoso Imóveis, Parceria On Projeções, BrLab; Realização: Heco Produções, CDHEC, Guajiru Produções, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.
Nós continuamos de olho na MCG 9, até qualquer hora!