COVID-19: SÃO MIGUEL DO GOSTOSO CHEGA A UM ANO DO 1º CASO CONFIRMADO

Cidade já passou por polêmicas, troca de comando na saúde e agora segue na eminência de vacinar sua população.

POR AILTON RODRIGUES

A pandemia de Covid-19 segue no mundo, mas no último dia 15 de abril foi uma data emblemática para São Miguel do Gostoso: há exatamente um ano foi registrado oficialmente pela Secretaria Municipal de Saúde o primeiro caso confirmado no município.

Na ocasião se tratava de uma criança de 11 anos residente do distrito do Arizona, inclusive ela foi também a primeira curada do município. Na época quem comandava a pasta da saúde era Rose Vicente e ela mesma foi até o distrito do Arizona com um carro de som para dar orientações aos moradores, já que havia muito borburinho e desconhecimento pelas redes sociais. Ali foi considerado o marco inicial do combate à doença no município.

A partir disso houve um início de conscientização para o munícípes com as lives idealizadas pela prefeitura e as primeiras divulgações dos boletins epidemiológicos. No meio do ano, foi efetivada a troca do comando da saúde para Hugo Patrício que permanece até então.

O MÊS A MÊS DA DOENÇA EM GOSTOSO

O primeiro decreto publicado em São Miguel do Gostoso para cuidados com a Covid-19 foi em 19 de março e de lá para cá a doença se comportou de forma tímida entre os meses de março e abril, porém em junho e julho houve um primeiro salto (confira gráfico acima).

Nos meses de agosto e setembro a onda caiu e culminou com o início da campanha política para vereadores e prefeito. Após uma série de desrespeitos dos candidatos com a população, a onda voltou a subir entre outubro e novembro. Após certa estabilidade em janeiro e fevereiro de 2021 agora em março os números mostram que foi o pior mês da pandemia em relação a número de casos confirmados e notificações: foram 80 novos casos, 487 notificações além de 01 óbito nos 31 dias do mês.

O primeiro óbito, por sua vez, se deu no dia 16 de junho de 2020 e foi de um idoso da sede, de lá para cá atualmente já se somam 13 gostosenses ceifados pela doença. O último deles registrado neste último sábado (17).

A cidade já chegou a comemorar ter um dia sem nenhum caso confirmado recente ou com pessoas em tratamento, mas infelizmente havia o prenúncio do início da segunda onda no Brasil e desde então o sinal de alerta foi ligado novamente.

AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS

Pousadas passaram alguns meses fechadas.

A pandemia paralisou o serviço público. Como consequência o executivo lidou com uma redução de despesas e novos recursos que foram aplicados em caráter emergencial para o combate a doença. Muita coisa foi justificada dessa forma, mas uma boa parte dos serviços foi reduzida e a educação está paralisada.

Aliás o setor da educação foi o mais prejudicado. As aulas remotas se mostraram um fracasso na adesão dos alunos e praticamente nada caminhou. Como não existe lobby a favor da educação, continuamos sem perspectiva.

O comércio se adaptou inicialmente a pandemia, Gostoso na verdade está a frente da maioria dos municípios do Mato Grande, com o uso de cartão de crédito/débito na grade maioria dos comércios. Por outro lado a falta de serviços bancários se tornou ainda mais severa no início de 2021. Após o réveillon houve uma recessão, a economia local desacelerou e a falta de dinheiro circulando agrava a situação.

POLÊMICA NACIONAL

Reportagem do Fantástico falou sobre Gostoso (Foto: reprodução)

Bem antes da reta final do ano havia a expectativa de ver a postura dos governantes mediante os festejos que se aproximavam, uma vez que São Miguel do Gostoso sedia uma das maiores festas de réveillon do Estado.

Para o Ministério Público e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte a recomendação era de que o município não desse a permissão para a organização do evento prosseguir com a programação que contava com Léo Santana, Pedro Sampaio, dentre outros. Porém, alegando obedecer protocolos rígidos a prefeitura municipal deu aval e se juntou a Praia de Pipa como os únicos municípios potiguares que ignoraram as recomendações sanitárias na época.

O resultado foi o município sendo destaque em reportagens de vários veículos de imprensa como o Estadão, CNN Brasil e no programa Fantástico, da Rede Globo. Além de ter atingido na manhã de 31 de dezembro o trend topics do Twitter após um vídeo de centenas de pessoas dançando e cantando a música ‘dogs day are over‘ da banda Florence And The Machine foi divulgado pelo perfil Brazil CovidFest.

VACINAÇÃO COMEÇOU

Dona Carminha foi a primeira vacinada em São Miguel do Gostoso (Foto: Instagram)

A vacinação em São Miguel do Gostoso segue, desde que o primeiro lote chegou em 19 de janeiro a campanha ultrapassou atualmente as 859 pessoas vacinadas com as duas doses, chegando a uma cobertura de 8,3% da sua população. A primeira pessoa a ser imunizada no município foi a dentista Maria do Carmo Medeiros Alves de 73 anos.

Nós continuamos de olho. Até qualquer hora.

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).