PAIS REIVINDICAM INICIO DAS AULAS EM GOSTOSO

O adiamento do inicio das aulas foi o tema da semana em São Miguel do Gostoso.

POR RICARDO ANDRÉ
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

Passada a primeira semana de março, o ano letivo ainda não começou em São Miguel do Gostoso. No calendário fornecido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura  o bimestre teria inicio dia 26/02/2018, um dia antes do inicio da Jornada Pedagógica.

O debate sobre o início das aulas começou já na segunda (05), previsão inicial do inicio das aulas, com duras críticas dos vereadores sobre a falta de planejamento do Secretário da pasta, Nivaldo Batista. Ao longo da semana com a realização dos encontros pedagógicos e reunião de pais, as reivindicações da população se tornaram mais intensas.

Algumas escolas permanecem em manutenção, entre elas a Creche Municipal Mundo da Criança, nas E. M. Coronel Zuza Torres e na E. M. Profª. Ana Ribeiro Barbosa a falta de carteiras é o obstáculo, problema que se arrasta desde 2017, outro problema relatado pelos pais é a falta de professores e o “troca troca” de profissionais em disciplinas importantes. A situação de algumas escolas rurais como a do Assentamento Paraíso e da Comunidade da Tabua é de calamidade.

A falta de transporte é um capitulo a parte relatado várias vezes aqui no O Contador de Causos. Em contato com o Setor de Licitações da Prefeitura de São Miguel do Gostoso, foi informado que a problemática licitação de transporte escolar tem previsão de ser renovada (aditivada) e que esta previsto um nova licitação com somente com novos trechos que ainda não foram informados pela Secretaria Municipal de Educação.

Quando começam as aulas?

Eis a pergunta que não quer calar.

Em contato com o Secretário Municipal de Educação e Cultura, foi informado que as escolas estão realizando reuniões de planejamento e de que aulas começariam dia 15. Nas reuniões que ocorreram na sede nessa quinta (08) e sexta (09) o Secretário prometeu que as aulas começariam segunda-feira (12), e garantiu que até segunda o problema das carteiras seria resolvido. Porém algumas unidades escolares informaram que só começariam as aulas com as condições minimas prometidas.

Com  relação as demais escolas, as obras devem esperar bem mais, pois nessa sexta (09) foi publicado no diário oficial a suspensão da Tomada de Preço nº 001-20018 de melhoria das escolas municipais. Quanto ao transporte escolar não há informações de quando o serviço será normalizado.

Nas escola municipal do Assentamento Arizona e na Escola Olímpia Teixeira as aulas começaram no dia 05 de março mesmo sem o serviço de transporte.

Autor: Ricardo André

Professor de Matemática, produtor cultural e tesoureiro do Espaço TEAR (CDHEC)