O QUE É PRIVILÉGIO?

POR FÁBIO CHAP

banner-racismo

Privilégio é quando você dá sinal pro motorista de ônibus às 23h30 numa rua escura, o busão para, vc embarca e segue viagem. Tudo isso sem você nem cogitar se o motorista avaliaria sua roupa e sua cor de pele pra decidir se pararia pra você numa rua escura as 23h30, ou não;

Privilégio é estar numa reunião de trabalho e poder receber a devida atenção e respeito do seu interlocutor simplesmente por ser homem; sem que você precise se preocupar se o interlocutor vai te levar a sério ou vai tentar te explicar como você deve fazer seu próprio trabalho;

Privilégio é você poder entrar de mãos dadas com sua namorada no restaurante e ninguém te olhar torto ou pensar: “pra quê ficar esfregando na cara dos outros que são héteros?”

Privilégio é você poder largar tudo e fazer aquele mochilão pra conhecer o mundo, fumar bastante maconha na Europa sem precisar se humilhar aqui no Brasil num trabalho que odeia, sendo xingado por um chefe escroto.

Quando você não precisa pensar/refletir sobre sua cor, seu gênero, sua sexualidade, sua classe pra ter a certeza de que vai ser respeitado, saiba que o nome disso é pri-vi-lé-gi-o.

**

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).