PREFEITO, VICE, VEREADORES E SECRETÁRIOS TOMAM POSSE EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

Em dia festivo de comemoração pelo ano que se inicia, município conhece todos os nomes da gestão para os próximos quatro anos.

POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

15780945_673799912805269_6473900860292455777_n
Azenate Câmara (vice prefeito), Tia Clésia (presidente da Câmara) e Renato de Doquinha (prefeito).

São Miguel do Gostoso agora tem oficialmente um novo prefeito, vice-prefeito, nove vereadores e sete secretários. Todos eles tomaram posse na tarde deste domingo (01) na Câmara dos Vereadores.

Com casa cheia, a sessão durou ao todo cerca de três horas e foi dividida em dois momentos particulares: a eleição do novo presidente da câmara e a posse oficial dos gestores.

15823876_1209291512474098_995688801_o
Público presente na cerimônia.

O Contador acompanhou a cerimônia, veja os detalhes:

OS VEREADORES E A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Os nove vereadores eleitos assumiram suas cadeiras e já começaram os trabalhos elegendo o novo presidente da câmara que atuará pelo biênio 2017-2018 junto com seus secretários.

Houve apenas uma chapa encabeçada por Tia Clésia (PSD) que venceu por 6 votos a 3, junto com Irmã Letinha (PMDB) como vice. Os secretários são Paulinho de Menininho (PSD) e Adalpe o Novo (PSD).

Confira o que Tia Clésia declarou para nossa equipe a respeito de como será seu mandato frente a câmara:

“Estou confiante realmente, o momento não é de sonho. Tem vereadores que proferiram em seus discursos que eu tinha sonho de ser presidente. Eu não tinha esse sonho, foi uma oportunidade que Deus me deu através de Renato Prefeito. Eu espero realmente cumprir com meu papel atendendo os anseios da população, conseguindo fazer valer o desejo, as expectativas do povo, junto ao governo de Renato e ao mandato desses dois anos”.

Sobre o resultado da eleição, Clésia declarou:

“Temos que trabalhar em conjunto, apesar de apenas seis votos, vamos tentar conquistar. Até mesmo porque na questão partidária sempre tem uma disputa, mas quando chega na casa na função de legislar, a oposição se mantem na postura de oposição, mas eles não podem ser contra o povo. Se é a vontade do povo que vem para cá, dificilmente teremos outro resultado de 6 a 3, sempre era por unanimidade que conseguimos os pleitos aqui na câmara e pretendo manter o mesmo”.

A DESPEDIDA DE FAFÁ

15825888_673800136138580_1634068432635986052_n
Agora ex-prefeita, Maria de Fátima, faz seu último discurso oficial.

A prefeita Maria de Fátima fez o seu último pronunciamento oficial antes de entregar o cargo ao novo prefeito. Com um misto de alívio e até transparência ela citou todos os avanços que a gestão dela conseguiu. Na sequência desejou boa sorte aos novos gestores e saiu de cena.

Antes ela deu uma palavrinha para o Contador, relatando como está se sentindo na posição de ex-prefeita:

“Primeiro eu quero dizer que está sendo o dia mais feliz da minha vida. A mesma alegria que foi quando eu entrei na minha posse está sendo hoje passando o mandato para o prefeito eleito. Foi uma gestão difícil com muitas dificuldades, sem recurso não conseguimos fazer praticamente nada, não consegue suprir as expectativas da população, às vezes nem o básico.

Mas saio de cabeça erguida, consciência boa de que fiz o que foi possível fazer. Como falo em meus discursos, sou uma cidadã gostosense e vou estar sempre a disposição de ajudar independentemente do gestor, não levar para o lado político porque temos que levar em consideração o município. Ele é nosso e quem tem que zelar, cuidar somos nós, munícipes. Então vou estar sempre a disposição para ver o município crescer. Estou feliz porque estou saindo. A responsabilidade é grande e só desejo sorte ao gestor que está entrando, pois a batalha não vai ser fácil não”.

OS SECRETÁRIOS

As pastas mais importantes do município, também já estão todas preenchidas. Quase todas as secretarias terão novos comandantes, menos o Turismo que ainda será comandado por Janielle Linhares. Veja os nomes:

  • Administração: Hugo Monteiro.
  • Agricultura: Lindemberg.
  • Turismo: Janielle Linhares.
  • Educação: Nivaldo Batista.
  • Assistência Social: Geovania Santana (a primeira dama).
  • Saúde: Cantuário Júnior.
  • Tributação: Lucicleide Martins.

A POSSE

15781776_673799402805320_3083151283324287979_n
Juramento de posse sendo lido pela presidente a câmara.

Antes da assinatura na ata, o vice prefeito, Azenate, e o prefeito eleito, Renato de Doquinha, deram discursos positivos sobre as expectativas dos próximos quatro anos. Azenate foi breve e se manteve nos agradecimentos:

“Quero que todos confiem que faremos um bom trabalho. Nossa vontade é legislar pra todos. Agradeço também a Caio Fernandes, grande parceiro nessa caminhada”.

Renato, por sua vez, teve o discurso brevemente atrasado por um blackout, mas quando retornou abordou como foi sua caminhada e agradeceu aos parceiros que fizeram possível o feito de ser eleito. Além disso, já adiantou que o trabalho começou antes daquela cerimônia:

15822779_673800362805224_2948450133542171670_n
Renato faz seu discurso.

“Bati nas portas de todos os deputados federais do RN e antes de assumir já estávamos trabalhando”.

Ele também adiantou alguns projetos que promete fazer e em todos eles ele citou em algum momento a palavra parcerias:

“Renato de Doquinha vai procurar o nosso governador para realizar o saneamento de Gostoso (…) Vou fazer reuniões com os assentamentos e distritos, vamos acabar com essa história de passar de quatro em quatro anos.”

E concluiu pedindo a colaboração do povo:

“A gente vai fazer uma das maiores administrações dessa cidade. Estamos contando com parcerias (…) vou honrar o cargo que hoje vocês estão me colocando”.

A cerimônia foi encerrada com um cântico religioso e queima de fogos, além dos já defasados gritos de “vermelho acabou”. Tentamos uma declaração do prefeito Renato, mas ele não quis ceder entrevista.

Nós continuamos de olho. Até qualquer hora!

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).