POR AILTON RODRIGUES E AUXILIADORA RIBEIRO
FOTOS DE ARICLENES SILVA
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN.

O FliGostoso chegou ao fim neste último sábado (30), foram mais de 50 horas de atrações para as crianças e adolescentes de São Miguel do Gostoso, além de uma parte da programação voltada aos educadores.
O evento cumpre seu papel de incentivar a leitura e promete voltar com um cardápio mais variado e abrangente no ano que vem.
Mas, enquanto o próximo FliGostoso não vem, confira os destaques deste terceiro dia de festival:
PALESTRA AOS EDUCADORES

A autora Cléo Busatto de Santa Catarina, mostrou mais uma vez porque se tornou personagem principal desta edição do FliGostoso e conduziu a principal atividade matutina do evento que era a palestra com os educadores.
Durante três horas de exposição oral, declamação e debates a catarinense mostrou a importância da formação do professor enquanto incentivador e formador de novos leitores, mas que para isso seria necessário que este professor tenha a proatividade de ler por prazer.
Começando na vida literária desde os três anos e meio, Cléo abordou durante a palestra a história da literatura desde o século XIX até os dias atuais, classificando-a como a arte das palavras. Confira algumas citações:
“É impossível imaginar a uma criança quando lhe damos uma história (…) Uma boa história pode sensibilizar uma pessoa que pode vir a ser um leitor.” – Cléo Busatto.
ÚLTIMOS MOMENTOS

Na tarde do sábado (30/04), já no finalzinho da programação houve o Cortejo FliGostoso, com saída da praça dos Anjos até o Centro de Cultura. Apesar de um chuva forte antes da saída do movimento, ela foi rápida e tudo aconteceu nos conformes. O cortejo teve participação da banda de música do Antônio Conselheiro, de algumas escolas, do Pastoril Cativantes do Tear, do Boi de Reis do Tear e do grupo de teatro Nóis na Rua.
A galera do Nóis na Rua contribuiu recitando poesias em uma parada estratégica, em frente à Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo. Ao longo do percurso, notava-se a população saindo de suas casas para prestigiar o cortejo FliGostoso que movimentou o município. Como também, houve quem acompanhasse o cortejo até o seu destino final, principalmente crianças. A chegada no Centro de Cultura foi bastante animada, onde o Nóis na Rua recitou mais poesias para fechar sua participação. Mas não termina por aí, os organizadores fizeram ciranda, e ainda o último assalta poético, escolhendo pessoas de surpresa para ir ao centro da roda recitar poesias.
Após o momento de poesias houve ainda uma palestra, e em seguida, para fechar com chave de ouro e festejar o 1º Festival Literário em São Miguel do Gostoso/RN a banda Rosa de Pedra de Natal comandou o momento com muito coco de roda e muita música nordestina. O público estava variado, mas em sua maioria adultos e adolescentes. E a prefeita Maria de Fátima também marcou presença no encerramento. Notava-se os organizadores muito feliz, curtindo a banda e já desarrumando o mundo literário que foi construído nesses três dias de FliGostoso, um mundo que mesmo não estando mais lá no Centro de Cultura ficou em cada pessoa que foi vivenciá-lo, ficou na memória do povo Gostosense.
Confira a galeria do terceiro dia:
-
Veja mais:
O Contador continua de olho.