Evento esportivo reuniu vários atletas para disputa da esporte que deixou o município como referencia no ramo por causa dos seus ventos. O Contador conferiu.
POR ALESSANDRO AMARAL
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

Que São Miguel do Gostoso é o berço dos esportes à vela no Rio Grande do Norte, todo mundo já sabe, mas que existe uma elite local que faz frente aos grandes campeões mundiais, disso pouca gente sabe. O Festival dos Ventos 2015, realizado nos dias 12 e 13 de dezembro, veio consagrar um dos frutos da terra como grande expoente nesse segmento, onde Marcos Aurélio (Gostoso/RN) e Augusto Cezar (Galinhos/RN) desbancaram grandes nomes desses esportes e levaram o troféu de campeão pra casa.
As boas condições do vento e do mar auxiliaram bastante no sucesso do evento, sem contar o talento e a radicalidade dos atletas, que deram um verdadeiro show de manobras e ousadia em seus movimentos. A competição foi dividida em kitesurf freestyle, kitewave, downwind regata, downwind passeio e windsurfe freestyle. As inscrições custavam R$ 40 para todas as categorias, menos para as mulheres, que competiram gratuitamente, com exceção da categoria downwind.
O evento iniciou no sábado pela manhã, com a saída do ônibus que levou os atletas até Lagoa do Sal para virem até Gostoso pelo mar, em competição da categoria downwind regata, uma disputa de velocidade e tempo. Os campeões dessa categoria foram Paolo Migliorini (cidadão italiano radicado em Gostoso), seguido por Max Azilia (italiano morador de Gostoso) e logo atrás veio o atleta local, Gabriel Albuquerque, sagrando-se os mais rápidos na corrida pelo título. No feminino, quem levou a melhor foi a francesa, Angelie, seguida por Lorena, italiana moradora de Gostoso.
Na parte da tarde foi a vez do espetacular kitesurf freestyle, também chamado de “big air”, com a participação dos melhores atletas amadores e profissionais e suas manobras impressionantes. A lei da gravidade não é obstáculo para esses esportistas voadores. O que se viu foi um verdadeiro show de aéreos e manobras complicadas em pleno ar. O grande vencedor foi Marcos Aurélio, o Marquinhos, atleta local de muito talento e radicalidade. Em segundo ficou Daniel Cha, que é da Itália, mas mora em Gostoso durante seis meses por ano. Um dos grandes favoritos nessa categoria era Rémi Denis, no entanto teve que se contentar com o terceiro lugar, dessa vez. A final da categoria kitesurf freestyle feminino foi composta por atletas estrangeiras, onde quem levou a melhor foi Angelie, com uma desenvoltura na prancha capaz de encarar muitos atletas masculinos de igual pra igual.

Já o domingo foi reservado para as competições de windsurf freestyle e wave, e também kitewave. Os atletas do windsurf freestyle projetam suas pranchas, com vela e tudo, sobre as ondas e realizam voos incríveis, com direito a piruetas, loops e rodopios diversos em um espetáculo de encher os olhos. O tricampeão mundial, Kauli Seadi, natural de Floripa, mas que mora em Gostoso, favorito indiscutível nessa categoria, sucumbiu ao poder das manobras do francês, Romain Pinocheau, com um estilo leve e fluido, levou o primeiro lugar do Festival dos Ventos 2015.
A categoria kitewave é praticada com uma prancha de surf (convencional) puxada pela pipa do kite. Esse detalhe muda um pouco o estilo de manobras do esporte, assemelhando-se mais ao surf, porém com mais pressão e voos bem altos, alguns deles sem a utilização da mão para segurar a prancha, o que dificulta muito a execução, pois a prancha não é presa aos pés do atleta. Aqueles que mais se destacaram na competição foram Augusto Cezar, atleta de Galinhos (RN), e Kauli Seadi, faturando assim o primeiro e segundo lugar, respectivamente.
O Festival dos Ventos 2015 foi realizado pela Escola Gostoso e contou com patrocínio das Pousadas: do Gostoso, Caravelas, Curva do Sol, Área Talismã, Albergue da Jangada, Ilha dos Ventos, Casas das Ondas, Ponteiros, Mar de Estrelas, Casa do Cocotier, Gostoso Village e Boca dos Ventos, além da Pizzaria Maktub, A Tapioca, Dr. Wind, Bar Girassol, Divino Hamburguer, Spaço Mix, Restaurante Ideia de Jerico, AEGostoso, Gostoso Rent a Car e Clube Kauli Seadi. Locução de André Gurgelmin, animando a plateia e os atletas. Parabéns a todos os envolvidos na produção dessa grande festa do esporte em São Miguel do Gostoso.
O Contador de Causos está presente na maioria dos eventos mais legais da cidade e traz tudo o que aconteceu pra você ficar informado do rola em nossa cidade. Fique ligado!
Resultado Oficial
Downwind Regata Masculino
1º Lugar – Paolo Migliorini (Itália / Gostoso-RN)
2º Lugar – Max Azilia (França / Gostoso-RN)
3º Lugar – Gabriel Albuquerque (Gostoso-RN)
Downwind Regata Feminino
1º Lugar – Angelie (França)
2º Lugar – Lorena Mammone (Itália / Gostoso-RN)
3º Lugar – Delphine (França)
Kitewave
1º Lugar – Augusto Cezar (Galinhos-RN)
2º Lugar – Kauli Seadi (Florianópolis-SC / Gostoso-RN)
3º Lugar – Simone Sturiale (Itália)
Windsurf Freestyle
1º Lugar – Romain Pinocheau (França / Gostoso-RN)
2º Lugar – Kauli Seadi (Florianópolis-SC / Gostoso-RN)
3º Lugar – Felipe (Franco-Brasileiro)
Kitesurf Freestyle
1º Lugar – Marquinho Aurélio (Gostoso-RN)
2º Lugar – Daniel Cha (Itália / Gostoso-RN)
3º Lugar – Rémi Denis (França / Gostoso-RN)
Kitesurf Freestyle Feminino
1º Lugar – Angelie (França)
2º Lugar – Delphine (França)
3º Lugar – Andrea (Portugal)
O Contador continua de olho em tudo que agita em São Miguel do Gostoso/RN. Até qualquer hora!
Nenhum pensamento