MPF estabelece 30 dias para Prefeitura de São Miguel do Gostoso fiscalizar e coibir trânsito na orla

Documento divulgado nesta quarta-feira (13) traz 10 recomendações para serem implementadas pela Prefeitura Municipal gostosense buscando a preservação do ecossistema marítimo.

Por Ailton Rodrigues

Trânsito em Tourinhos ameaça tartarugas marinhas.

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Prefeitura de São Miguel do Gostoso que tome medidas para fiscalizar e coibir o trânsito de veículos nas praias da região. A medida visa proteger as tartarugas marinhas que se reproduzem ao longo de toda a extensão do litoral do município, bem como a preservação do ecossistema marítimo.

A recomendação, assinada pelo procurador da República Felipe Valente, indica que são necessárias providências para impedir a circulação de quadriciclos, buggies e motocicletas na faixa de areia das praias, com especial atenção para a Ponta do Tourinho – onde, além de transitar, esses veículos são irregularmente estacionados.

Ao todo foram 10 recomendações principais que são estipuladas pelo MPF e que exige um prazo de 30 dias para a implementação. Dentre as solicitações estão emplacamentos até implementação de bloqueios não removíveis em áreas específicas das praias.

O documento ainda cita um trecho do próprio Plano Diretor municipal para embasar as recomendações:

“Reduzir o impacto ambiental causado pela expansão da área urbana, instituindo o planejamento do sistema de circulação urbana baseada na economia de energia, distâncias de deslocamento e sem agressão ao meio ambiente natural”, diz o texto.

O assunto é antigo

Trânsito na orla gostosense não é novidade e ganha contornos piores a cada ano. No último dia 02 de março mesmo divulgamos no nosso Instagram e canal do WhatsApp a imprudência de um senhor pilotando quadriciclo totalmente alterado na Praia do Cardeiro, onde chegou a capotar o transporte.

O Jornal Folha de São Paulo já fez matérias criticando essa desorganização, no ano de 2019 um texto já falava sobre inúmeros pontos críticos. Em 2017 o jornal fez um comparativo do município com São Miguel dos Milagres-AL e falou sobre destaques da cidade. Em outra ocasião, o destaque aos quadriciclos foi classificado como “problema principal de São Miguel do Gostoso”. Mesmo ano que uma imagem chocante de 64 filhotes de tartaruga atropeladas por veículos 4 x 4 viralizaram.

Registro de tartarugas atropeladas em 2017 viralizaram.

O Contador de Causos na época fez um apanhado dessas reportagens e ainda acompanhou o caso da morte do médico paraibano Hugo Lemos Guimarães por complicações na recuperação após ser atropelado por um quadriciclo enquanto estava na calçada.

Nós continuamos de olho.

Autor: Ricardo André

Professor de Matemática, produtor cultural e presidente do Espaço TEAR (CDHEC)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.