64 filhotes foram atropelados por veículos motorizados, AMJUS informa que foram mais de 10 incidentes apenas neste ano.
POR AILTON RODRIGUES
IMAGENS JOSÉ CARLOS
Realmente é uma cena chocante. A imagem dos 64 filhotes de tartaruga que foram atropelados na Praia do Tourinhos nessa última terça-feira (28) ganhou repercussão em vários blogs e em especial no portal G1-RN.
A ONG AMJUS declarou a reportagem do G1 que apesar da sinalização e conscientização ainda está acontecendo este tipo de crime. Além disso, o presidente da ONG, Heldene Santos, também declarou que credita essas atrocidades a livre circulação de veículos, a construção da estrada em lugar inadequado além da falta de educação ambiental.
Não foi divulgado que tipo de transporte pode ter sido o causador, apesar de termos como opções quadriciclos, motos e carros 4 x 4. A única coisa certa é que não há previsão de solução.
A prefeitura já anunciou que realizou uma reunião com o Idema, DER e Procuradoria Geral do Estado buscando a construção de uma nova estrada, mas o processo tende a ser longo devido ao processo licitatório.
Um projeto chamado SOS Tourinhos foi criado neste ano e pretende adotar iniciativas de conscientização e demais áreas que envolvam a praia como a preservação de falésias e regularização de barracas.
O Contador estava ainda comemorando e mostrou aqui o fato de tartarugas com sério risco de extinção voltarem a procriar em Gostoso, mas no mês seguinte nos deparamos com essa triste realidade.
UM POUQUINHO DE OPINIÃO
A imprensa e os comunicadores estão fazendo sua parte em divulgar e fazer pressão em cima das autoridades. O problema é que eles fingem que não vê a situação.
A situação dessas monstruosidades no Tourinho infelizmente não é de hoje, são anos e anos de irresponsabilidade e falta de proatividade. O caso hoje é conhecido pelo estado e a única coisa que podemos fazer é ficar de braços cruzados?
Faça sua parte e denuncie! Se for preciso grave e conscientize essas pessoas que praticam este tipo de turismo assassino, afinal quebrar as bandeiras de sinalização e arrastar os cercados que protegem os ninhos já passa do limite da covardia O município de São Miguel do Gostoso tem que levantar a poeira e mostrar o papel de como sempre foi visto pela mídia: paraíso sustentável.
Esperamos que as medidas sejam tomadas logo, que as ações do SOS Tourinhos surtam efeitos, que as autoridades tomem pé da situação, que a AMJUS seja mais eficaz na prática de educação ambiental e consiga evitar essas tragédias e o principal: que os moradores também façam seu papel e procurem não deixar essa bela espécie marítima morrer para sempre.
Além disso, esperamos ver a posição do Idema que tem o papel de vistoria e até agora apenas assiste o massacre das tartarugas e dos ninhos.
O Contador continua de olho nesse caso. Até qualquer hora!