VEREADORES ENCONTRAM COLCHÕES RASGADOS E DENÚNCIA DE MÉDICA QUE ATENDIA SEM REGISTRO EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

POR RICARDO ANDRÉ
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

Na noite da última sexta (12) por volta das 22h, o vereador José Maria Bezerra (PCdoB) visitou a Unidade Mista de Saúde de São Miguel do Gostoso para atender a denúncia sobre uma médica que estaria de plantão atendendo sem registro, a chamada CRM.

Ao chegar na Unidade, a suposta médica já havido abandonado o plantão. O vereador averiguou junto aos funcionários na unidade e foi informado que a mesma deveria ficar de plantão até o sábado (13), não havendo substituta para a suposta médica.

Na manhã do último sábado (13) o mesmo vereador, dessa vez acompanhado pelo vereador José Evânio (PL) voltaram a Unidade de Saúde para uma visita nas dependências da unidade. Estando lá receberam outra denúncia, desta vez um paciente alertou sobre a situação dos colchões da enfermaria que estariam em situação precária. Na unidade já havia médico plantonista, após o episódio da noite anterior.

Os vereadores questionam a aplicação de recursos da Saúde em especial os destinados ao combate do COVID-19, o prefeito municipal não tem se manifestado com relação as solicitações da Câmara de Vereadores.

Pedimos esclarecimentos a Secretaria Municipal de Saúde, sobre os colchões foi dito que eles estavam estragados devido às desinfecções com produtos fortes e foi dada a previsão de até o final do mês eles seriam trocados.

Sobre a médica sem registro foi dito que o município está com dificuldades de encontrar profissionais, por isso foi chamada uma médica cubana que atua em Serra Verde para prestar o serviço e que não teria CRM por ser estrangeira, mas possuía outro tipo de certificação cedido pelo Ministério da Saúde. Mas que já estaria sendo providenciado outro profissional para trabalhar nos finais de semana.

Nós continuamos de olho.

Autor: Ricardo André

Professor de Matemática, produtor cultural e tesoureiro do Espaço TEAR (CDHEC)