POR IASLAN NASCIMENTO
Decidi nessa quarentena mergulhar de cabeça em um dos personagens mais famosos da DC comics. Sempre gostei do herói, conhecia as histórias por cima, mas só agora estou de fato me aprofundando nas suas histórias e elas são incríveis.

Sobre o herói
O Lanterna Verde foi criado por Martin Nodell e Bill Finger, e teve sua primeira aparição no ano de 1940, na edição da nº 16 da All-American Comics, porém, não como o famoso Hal Jordan e sim como Alan Scott. No ano de 1959 a DC reformulou o titulo, colocando o herói nas mãos de Jonh Broome e Gil Kane, e então na revista Showcase nº22 surge o famoso Hal Jordan. A origem mais famosa do herói ocorre quando Hal encontra uma nave caída com o alienígena Abin Sur, membro da tropa dos lanternas verdes, prestes a morrer, só que antes da morte ele entrega a Hal seu anel e assim seu poder. Não tão recentemente Geoff Jonhs ,começou sua revolução nos personagens da DC pelo herói esmeralda, dando a ele o destaque que tanto merecia, mas a muito não recebia. Foi na fase Jonhs que o Herói teve sua saga mais importante “A Noite Mais Densa”. Essa saga foi um grande marco envolvendo todo o universo da DC.

Sobre o primeiro filme
Em 2011 aproveitando o sucesso recente de “A Noite Mais Densa” A DC junto com a Warner decidiram que era o melhor momento para lançar o herói para as telonas. Boa parte dos fãs também acharam, o primeiro trailer iludiu muito, pois o filme foi um fiasco de bilheteria e critica, sendo considerado por muitos como o pior filme de herói da década. O filme é praticamente todo de computação gráfica (ruim em muitos momentos) e causa uma estranheza enorme ver Ryan Reynolds interagindo com aquelas coisas.
Sobre o universo DC nos cinemas
Em 2013 o Snyderverso teve inicio com O Homem de Aço (Man of Steel) onde se conta a história do Superman, os próximos lançamentos foram: Batman vs Superman, Esquadrão Suicida, Mulher Maravilha e Liga da Justiça, Shazam e Aquaman (esses dois últimos já com a Warner querendo reformular o universo dos seus heróis no cinema).
No filme da Liga da Justiça, quando Temiscera está sendo invadida e tem uma grande guerra contra o lobo da estepe temos um vislumbre de um lanterna lutando e morrendo e vemos seu anel sair para encontrar outro portador. Esse é a unica imagem que tivemos de um Lanterna no cinema depois da aparição de 2011.
Chegou a ser anunciado em algumas comic cons sempre que a Warner mostrava se calendário de lançamentos um filme destinado a tropa dos lanternas verdes o que seria muito interessante, mas essa ideia nunca saiu do papel nem mesmo chegou-se a ter um diretor. O que é uma pena pois com os avanços tecnológicos acredito que esse seria um bom momento para que uma nova versão do herói de fato voltasse as telonas, e a opção de ser um filme da Tropa enche mais meus olhos, pois é lá que se encontra boa parte da mitologia do herói e poderia ser uma boa porta de entrada para vilões intergaláticos.
O herói de fato tem bastante potencial para o cinema, porém eu percebo que o herói nunca foi prioridade nos planos da DC/Warner, que prefere investir seu dinheiro nos famosinhos da sua marca o Superman e Batman, mas talvez seja uma boa hora mudar um pouco a abordagem e dar descanso a esses que já tiveram alguns filmes ao longo dessas duas décadas, dessa forma, talvez tenhamos um fio de esperança para o lanterna e quem sabe até para o Flash que é um dos mais famosos da editora mais não ganha um filme a um bom tempo.
E não pense que o lanterna não traria lucro pra Warner, visto que o herói tem uma fã base maior que Aquaman e Shazam os dois últimos filmes lançados pela companhia. Mas eu tenho fé, tenho fé que o Lanterna e o Flash terão seus filmes, mas eu também tenho paciência, quero um filme deles, mas quero que seja bem feito então espero pacientemente pela hora e o diretor certo, porque de cagada basta o de 2011.
Ordem de leitura dos quadrinhos
Mas já que não veremos esse herói tão cedo nas telonas vou passar aqui uma ordem de leitura pra vocês, todos os matérias estão disponíveis em português e todos foram publicados em capa dura pela Panini, a fase mais aguda do personagem como: A noite mais densa, a ira dos lanternas vermelhos e a guerra do anel talvez te dê mais trabalho de encontrar , mas você com certa facilidade encontrar scans na internet para poder ler as histórias. Abaixo encontra-se a sequencia de leitura:
É isso pessoal espero que tenham gostado do texto, vejo vocês em breve.