PACARRETE SAI COMO MAIOR VENCEDOR DA 6ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO

Filme premiado com oito kikitos do Festival de Cinema de Gramado é ovacionado em São Miguel do Gostoso onde conquistou três prêmios.

POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

A noite desta última terça-feira (12) foi a celebração dos vencedores da 6ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso que abrilhantou a cidade durante os últimos cinco dias. Com três prêmios o longa metragem Pacarrete, de Allan Deberton, foi o maior vencedor da noite.

O filme conta a história real de uma bailarina já mais velha tida como louca que vivia no interior do Ceará, ela tentava demonstrar sua arte, mas percebia que não reconheciam. Com este enredo carismático que mescla com o drama, o filme cativou o público de São Miguel do Gostoso que lhe concedeu o Prêmio Luís da Câmara Cascudo do júri popular, Prêmio da Imprensa e o Prêmio Dot Cine (DCP de longa metragem).

“Ela reclamava bastante que era uma bailarina que não tinha espaço para sua arte. Ela queria morrer fazendo ballet, queria morrer sendo artista e ela, enfim, acabou falecendo, sendo conhecida como a louca e não como essa bailarina bem sucedida que quis ser”, disse Allan Deberton ao G1.

Tanto a protagonista Marcélia Cartaxo – A Hora da Estrela (1985), Madame Satã (2002) – como o diretor Allan Deberton estavam na cidade e receberam os prêmios de forma emocionada. A recepção do filme emocionou Allan, que inclusive, elogiou o festival e chegou a afirmar que a Mostra de Cinema de Gostoso era a “Cannes do Nordeste”.

Todavia, a cerimônia de encerramento teve mais emoções e um toque potiguar todo especial, afinal quatro troféus foram para obras do RN. Destaque para a obra gostosense Júlia Porrada que levou um dos prêmios dedicados pelos patrocinadores do evento e de quebra rendeu uma verba para produção dos próximos filmes do Coletivo Nós do Audiovisual. Além disso, a reação da população com o anúncio do filme da personagem quase folclórica da cidade foi comemorado como se fosse um gol.

Igor Ribeiro recebe troféu na Mostra (Foto: arquivos Mostra de Cinema de Gostoso)

Veja todos os vencedores:

*ELO COMPANY:
Em Reforma (Diana Coelho – RN)

*MISTIKA:
Quebramar (Cris Lyra – SP)

*PRÊMIO VIDEOSCHACK (RECURSOS DE ACESSIBILIDADE):
Plano Controle (Juliana Antunes – MG)

*PRÊMIO LACES – NÓS DO AUDIOVISUAL:
Julia Porrada (Igor Ribeiro – RN)

*PRÊMIO DOT CINE (FINALIZAÇÃO DE CURTA METRAGEM)
A Parteira (Catarina Doolan – RN)

*PRÊMIO DOT CINE (DCP SE LONGA METRAGEM)
Pacarrete (Allan Deberton – CE)

*IMPRENSA – MELHOR CURTA:
Sete Anos em Maio (Afonso Uchôa – MG)

*IMPRENSA – MELHOR LONGA:
Pacarrete (Allan Deberton – CE)

*JÚRI POPULAR – MELHOR CURTA:
A Parteira (Catarina Doolan – RN)

*JÚRI POPULAR – MELHOR LONGA:
Pacarrete (Allan Deberton – CE)

*MENÇÃO HONROSA:
Fendas (Carlos Segundo – RN)

O Contador continua de olho. Até qualquer hora.

Uma consideração sobre “PACARRETE SAI COMO MAIOR VENCEDOR DA 6ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO”

Os comentários estão desativados.