EM NOITE DE DOCUMENTÁRIOS, MOSTRA DE CINEMA CHEGA AO 3º DIA COM RITMO LEVE

Após debate e Mostra Panorama, a noite reservou filmes com um tom documental.

POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

WhatsApp Image 2018-11-25 at 23.08.47
Noite na Mostra foi para relaxar

O domingo (25) que marcou a metade da Mostra de Cinema de Gostoso parece que tinha uma palavra de ordem: desacelerar e aproveitar o clima. Dos quatro filmes exibidos na Mostra Competitiva, três eram documentários e o ritmo foi para que todos ficassem sossegados.

Logo pela manhã, o debate com os realizadores que teve a luxuosa mediação da jornalista Maria do Rosário Caetano, trouxe os diretores Ailton Modesto (O Medo é uma Moita), Alice Andrade Drummond (Mesmo Com Tanta Agonia), Lourival Andrade (P’S) e o montador Vinícius Nascimento (Meu Nome é Daniel).

WhatsApp Image 2018-11-25 at 16.44.29
O Daniel Gonçalves mandou mensagem direto da Holanda

Destaque para as falas importantes do professor Lourival Andrade que afirmou que seu filme tinha também um propósito de discutir a estética dos sertões, já que o plano de fundo era a cidade de Caicó, além da forte mensagem. Por outro lado, a espontaneidade de Vinícius Nascimento ao descrever como foi a construção do longa, também cativou o público. Na abertura mesmo, ele trouxe um depoimento que o diretor Daniel Gonçalves havia enviado direto da Holanda.

“O teatro e a arte tem que ser provocadores” – Lourival Andrade

Com o cair da noite, veio a Mostra Competitiva. O primeiro dos filmes documentais a ser exibido foi o curta gostosense Filho de Peixe que conta pela visão de dois senhores pescadores como era a dinâmica do seu ofício, na sequência foi projetado o curta Catadora de Gente que abordava o depoimento de uma catadora de lixo, onde ralata como era sua vida no lixão.

WhatsApp Image 2018-11-25 at 23.08.46
Feirinha também bombou

Adiante, a única ficção da noite, foi Nova Iorque que deu a tônica mais animada da sessão com o drama de um garoto e uma professora que tinham problemas com a cidade  onde moram e os seus sentimentos. Para fechar, o longa Fabiana que mostrava um homem caminhoneiro, hétero e drag queen nas suas andanças pelas estradas do país.

Todo o ritmo bem leve, que culminou com o encerramento da sessão por volta das 23h30. Hora propícia para se encerrar um domingo em uma cidade que transpira paz.

Nós continuamos de olho. Até qualquer hora!

Avatar de Desconhecido

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).