CASA CHEIA, FIGURAÇA, DRAMA: COMO FOI O 1º DIA DA MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO

Em manhã com visita de município e noite cheia de emoções, Mostra começou trazendo centenas de pessoas para as areias da Praia do Maceió.

POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

WhatsApp Image 2017-11-18 at 08.54.52

Sim, ela está oficialmente de volta! A Mostra de Cinema de Gostoso começou nesta última sexta-feira (17) em São Miguel do Gostoso e trouxe um dia com uma programação repleta de emoções, em especial na parte noturna.

A cerimônia de abertura que aconteceu na Praia do Maceió teve presença de personalidades como Solange Portela, sub-secretária estadual de turismo do estado, o prefeito de São Miguel do Gostoso, Renato de Doquinha, além dos cineastas e jornalistas renomados nacionalmente.

Nós acompanhamos tudo e contamos o que rolou de melhor:

VISITAS MATUTINAS

Alunos de Pureza na Mostra de Cinema de Gostoso.

Pela manhã, o início dos trabalhos foi com a Sessão Infantil no Centro de Cultura, além de receber alunos das escolas municipais gostosenses. O Festival teve a visita da Escola Municipal Jarbas Passarinho da comunidade de Pureza.

As três sessões tiveram casa cheia, com dezenas de crianças que curtiram histórias que tratavam desde cultura indígena até tolerância religiosa.

JÁ ESTÁVAMOS COM SAUDADE

Durante a cerimônia de abertura foi visível no discurso dos diretores gerais do evento, Matheus Sundfeld e Eugênio Puppo, que o sentimento era de orgulho por voltar a sediar uma nova edição da Mostra.

Foi um ano sabático onde as produções ficaram estagnadas e poderiam dar desânimo na comunidade, mas o que vimos foram centenas de pessoas lotando a praia e tirando suas selfies.

“Saímos em campo, mas não deu certo fazer a Mostra no ano passado. Que vocês tenham um primeiro dia da Mostra mais gostosa do país”, disse Janielle Linhares, secretária de Turismo e Comunicação de Gostoso.

DISCURSO DOS REALIZADORES

Os realizadores foram muito enfáticos ao defenderem suas obras. Com mensagens motivacionais onde parabenizaram aos organizadores pelo projeto que traz a sétima arte a um lugar onde não há um cinema e isso animou os presentes.

Até Eugênio Puppo mostrou em sua camisa a mensagem que ele quis transmitir. Em uma gravura onde uma mulher estava pedindo silêncio com o dedo na boca, ele defendeu a liberdade de expressão que anda tão calejada no nosso país nos últimos dias. Como reação, o público presente aplaudiu e deu uns gritos de ‘Fora, Temer!’.

IMG-20171118-WA0021.jpg

CHEGOU, CHEGANDO

Os filmes exibidos na Mostra Competitiva foram cativantes e causaram furor no público presente. Começando pela obra gostosense O Grande Ó, produzido e dirigido pelo coletivo Nós do Audiovisual que de forma engraçada e irônica trouxe a temática dos games na vida dos jovens.

O curta Borá mostrou uma crítica inteligente que por meio de um relato de uma publicação no Facebook do prefeito da cidade, você consegue ter um panorama geral de como Borá se tornou a segunda menor cidade do mundo.

Com o curta Carneiro de Ouro, pudemos dar boas risadas com a criatividade e a originalidade do cineasta piauiense Dedé Rodrigues que produz filmes com o orçamento baixo, mas com muita força de vontade.

E para fechar a noite, o longa Gabriel e a Montanha com uma história real cheia de drama e sutileza conta os últimos 70 dias de vida de Gabriel Buchmann e sua aventura pelo continente africano onde realizava sua pesquisa. Foram 131 minutos que mexeram com as emoções de todos em uma mescla de documentário com ficção intrigante.

A Mostra segue até terça-feira (21), com programação diária e dividida em quatro programações paralelas: Mostra Infantil, Mostra Competitiva, Mostra Panorama e Sessões Especiais. Tudo isso sendo possível graças ao patrocínio da Lei de Incentivo a Cultura, BNDES, Grupo Banco Mundial, Governo do Rio Grande do Norte e Governo Cidadão; realização da Heco Produções, CDHEC, Ministério da Cultura – Governo Federal e apoio da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, FECOMÉRCIO, SESC, IFRN, Cinemateca Potiguar, InterTV Cabugi, iNPUT, Mistika, Itograss e Pousada dos Ponteiros.

Mas está apenas começando! Fique ligado nas nossas redes sociais para acompanhar a cobertura completa desta Mostra de Cinema de Gostoso!

Até qualquer hora!

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).