Processo seletivo tem concorrência por oferta divulgada

Processo seletivo tem concorrência por oferta divulgada

 

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, através da Coordenação de Acesso Discente, publicou na tarde desta quarta-feira, 15, os dados referentes a concorrência por oferta para o Edital 39/2017 PROEN/IFRN, que rege o Exame de Seleção, processo seletivo destinado aos estudantes concluintes do 9º ano do ensino fundamental que desejam cursar o ensino médio integrado a um curso técnico no IFRN.

O Exame de Seleção 2017 contou com mais de 22 mil inscrições. Entre os cursos ofertados, alguns se destacaram por atingirem média bastante diferenciada das demais ofertas do campus. No Campus Natal-Central, os cursos de Administração e Informática para internet, ambos do turno matutino, atingiram média de concorrência 20,78% e 18,69%, respectivamente, enquanto os demais cursos da unidade tiveram médias entre 6 e 12%. Em Parnamirim, o curso de Informática no turno matutino, alcançou média de 14,47% e os demais cursos do campus tiveram médias entre 4 e 8%. Já no Campus Apodi, o destaque é para o curso de Agropecuária, tanto no turno matutino quanto no vespertino, que chegou aos níveis respectivos de 7,64% e 8,64% enquanto os outros cursos ofertados tiveram média de 4%.

As provas do processo seletivo serão aplicadas no próximo dia 8 de outubro, mas os candidatos devem ficar atentos também para emissão do seu cartão de inscrição que estará disponível para impressão a partir de 25 de setembro.

Os alunos de São Miguel do Gostoso também concorrerão a uma das vagas nos Cursos de Eletrotécnica, Administração e Informática, ofertados pelo IFRN de João Câmara. Infelizmente, o Curso Preparatório destinado a preparação dos alunos foi cancelado pela atual Gestão, o que vai dificultar mais ainda o acesso aos cursos, pois de uma uma forma geral, as provas do IFRN dão ênfase para o português e procuram pessoas com uma formação generalista. Não adianta pensar que se você quer fazer Informática, basta entender das matérias de exatas. É bom que o aluno mantenha aquilo que domina e crescer o seu aprendizado nas demais matérias, para chegar na prova com um conhecimento equilibrado.

Lembrar que, assim como no Enem, a redação é extremamente importante em qualquer vestibular. Portanto, treine! Essa é a chave do sucesso.

Exame de Seleção – Concorrência por oferta

Exame de Seleção – Edital 

Fonte: IFRN

Autor: P. Eduardo

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Pós-Graduando em Português e Matemática Numa Abordagem Transdisciplinar pelo Instituto Federal de Ciência e Educação Tecnológica (IFRN). Professor/Tutor Formador do (Programa de Iniciação Tecnológica e Científica PROITEC para o IFRN. Professor da Rede Pública e Agente Administrativo da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso/RN.