ANTÔNIO CONSELHEIRO REALIZA A PRIMEIRA FEIRA LIVRE DO INTERIOR DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

Às vésperas de seu 20º aniversário, distrito mostra outra prova de pioneirismo com a feira.

POR AILTON RODRIGUES
ANT. CONSELHEIRO, S.M. DO GOSTOSO/RN

IMG_20170305_093010228
Feira Livre do Antônio Conselheiro.

Foi uma manhã de domingo (06) histórica para o distrito do Antônio Conselheiro. A comunidade que fica a cerca de 15 km da sede de São Miguel do Gostoso, realizou a primeira edição de uma feira livre fora da sede do município

O ato mostrou outra prova do pioneirismo que a comunidade tem ao longo dos seus poucos anos de vida, aliás o seu vigésimo aniversário será neste mês, com direito a uma grande festa já anunciada pelo contador.

IMG_20170305_093004994
Feira Livre teve 15 barracas.

O projeto da feira teve início com o INCRA que por intermédio do IDEC contatou a associação da comunidade para juntos formarem algo novo que pudesse incentivar aos agricultores a produzirem mais alimentos e venderem sem se preocupar com as distâncias, já que as feiras mais próximas estão de 15 a 35 quilômetros do distrito.

Foram apenas 15 barracas (cuja maioria foram cedidas pelo próprio IDEC), apenas com vendedores do Antônio Conselheiro, mas foi expressivo o apoio da população. Os novos feirantes começaram os preparativos desde as cinco da manhã e trouxeram para as vendas raízes, legumes, verduras, frango e até brinquedos! O melhor de tudo é que pelo que apuramos, as vendas foram boas.

Representando a prefeitura, estiveram presentes na feira do Antônio Conselheiro o Prefeito Renato de Doquinha, a Secretária de Assistência Social, Geovânia Santana e a Secretária de Turismo e Comunicação Social, Janielle Linhares.

Janielle declarou ao Contador que o projeto da feira tem o apoio da prefeitura, é importante e mostra a representatividade do Antônio Conselheiro dentro do cenário municipal, além disso ela afirmou que a provável formação de uma nova feira será no distrito do Canto da Ilha.

IMG_20170305_093546443
Secretária de Assistência Social também fez suas comprinhas na feira livre.

PALAVRAS DO PREFEITO

Renato também deu suas declarações com exclusividade para o Contador sobre o ato histórico:

Contador: Qual a importância de uma ação como essa da Feira Livre do Antônio Conselheiro para o município?

Renato: Eu acredito que dará tudo certo e principalmente por ser o primeiro distrito a pensar nisso. Nós já havíamos conversado com o Secretário de Administração e havíamos pensado em juntar todas as comunidades para fazer uma feira, porque nossa ideia era expandir o turismo e mostrar o que a nossa população tem para oferecer.

Acredito que teremos momentos que não serão fáceis, o trabalho tem que ser em parceria. Nós como gestores apoiamos, sabemos que não existe mais a feira livre nos domingos e andamos por todas as bancas e vimos as mercadorias. Vamos fazer um relatório para buscar parcerias e tornar a feira do Antônio Conselheiro uma das maiores do município.

Contador: A ideia realmente será priorizar a agricultura familiar?

Renato: É, inclusive já sentei junto com o Secretário de Educação para que compremos esses alimentos dos pequenos agricultores, ajudá-los e incentivá-los a produzir mais. Assim alimentaremos nossas escolas, nossos filhos e nossas crianças.

No plano de governo tinha esse projeto da feira, graças a Deus alguém tomou essa iniciativa de montar essa feira e assim incentivar cada vez mais o turismo.

Contador: Qual a primeira avaliação que o senhor faz dessa feira?

Renato: Graças a Deus vejo que o feirante está feliz, a população está feliz, venderam muita coisa e fiquei até surpreso com a moça que trouxe 50 kg de frango e vendeu tudo. A comunidade pode contar com nosso apoio, eu estou participando de todos os eventos sempre que posso, apesar que no início de administração não é fácil, mas estamos disponíveis para participar de todos os eventos que engradecem nosso município.

O Contador continua de olho em São Miguel do Gostoso. Até qualquer hora!

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).