RAPIDINHA: LAGARTAS ATACAM CAJUEIROS NO ANTÔNIO CONSELHEIRO

Espécie conhecida como Saia-Justa invadiu o distrito e já anda devorando alguns cajueiros. Biólogo alega infestação por falta de predadores naturais.

POR AILTON RODRIGUES
ANTÔNIO CONSELHEIRO, S.M. DO GOSTOSO/RN

lagarta
Lagartas andam atacando cajueiros no Conselheiro. (Foto: Ailton Rodrigues).

O distrito do Antônio Conselheiro, localizado a aproximadamente 15 quilômetros de Gostoso, está sofrendo uma infestação de lagartas conhecidas como Saia-Justa.

O inseto tem uma peculiaridade de carregar seu futuro casulo como forma de abrigo e proteção, mas a quantidade vista no distrito chega a ser surpreendente. Nas ruas é possível ver cerca de dezenas que são atropeladas por motos e carros, além de ser possível ouvir, principalmente a noite, o barulho delas devorando os cajueiros que são sua comida preferida.

O Contador ouviu o biólogo Natanael Avelino e o questionou sobre o que poderia estar acarretando o alto índice desses insetos e ele nos afirmou que provavelmente seria a falta de predadores naturais como pássaros e morcegos, além disso culminou com o período normal de reprodução delas. Natanael ainda declarou que o período de duração da fase de lagarta chega a dois meses e que elas se transformam em mariposas.

Alguns moradores do Conselheiro estão usando pesticidas para o combate, mas há o alerta que este tipo de neutralizante químico tem que ser autorizado pelo Embrapa.

O Contador segue atento. Até qualquer hora!

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.