Gostosense Ariclenes Silva (na foto superior do lado esquerdo) concorreu entre mais de 30 mil fotógrafos de todo o mundo e representou o município com foto do distrito do Cruzamento.
POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN
Ficar entre os 500 em um concurso mundial com mais de 32 mil inscritos é um feito impressionante né? Pois o gostosense Ariclenes Silva conseguiu essa proeza na quinta edição do HIPA (Prêmio Hamdan Bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum Internacional de Fotografia), que é considerado o maior concurso de fotografias do mundo, realizado sob patrocínio de Sua Alteza Sheikh Hamdan Bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, o príncipe herdeiro de Dubai.
A premiação atingiu abrangência global. Prova disso é a participação de 193 países e a inscrição de 32.712 fotógrafos que enviaram mais de 80 mil imagens. Um dado importante da organização: 66% dos fotógrafos participaram pela primeira vez última edição, incluindo nosso “Ari”.
A foto escolhida pelo artista foi da também gostosense Antônia Hortência Alves de 90 anos, da pequena comunidade rural de Cruzamento. D. Antônia como é chamada, representa toda uma geração e um povo que sempre ganhou a vida com muita luta, morando numa casa simples com a família, não abre mão da sua rotina, e de participar do preparo do café da manhã e do almoço. A foto foi tira em 2015, através do projeto Retrato da Comunidade, realizado nas comunidades rurais e assentamentos de São Miguel do Gostoso/RN.
“Eu não esperava nem chegar a final. A foto que escolhi, para mim é uma das melhores que tirei.” – Ariclenes Silva
TRABALHO DE CAMPO
Que São Miguel do Gostoso é conhecido por suas praias e pelos ventos propícios aos esportes como windsurfe e kitesurfe, todo mundo sabe, agora o que muitos não imaginam é que o município é composto por 25 distritos na sua zona rural, que concentram metade da população do município.
Porém, dois rapazes resolveram mostrar toda esta “segunda face” de Gostoso usando um artifício artístico: as imagens. Ariclenes Silva e Fernando Miranda se uniram e montaram uma exposição de fotografias chamada de “Retratos da Comunidade”, com 20 obras representando sete distritos a exposição foi lançada em 24 de abril de 2016 no Centro de Cultura de Gostoso e posteriormente esteve no Ponto de Cultura Espaço TEAR.
- Confira a página do Retrato da Comunidade clicando aqui;
OS VENCEDORES DO HIPA 2015-2016

O concurso premiou quatro obras de países diferentes, nas quatro categorias disputadas (Hapiness, Pai e Filho, Geral e Natureza). Na categoria ao qual Ari disputou o vencedor foi o chileno Francisco Negroni Rodrigues que mostrou a impressionante erupção de um vulcão. Confira:

A categoria Pai e Filho foi para o belga Khaled Alsabbah que registrou essa imagem na Faixa de Gaza:

Na categoria Hapiness (felicidade, do inglês) o prêmio foi para o espanhol Antônio Aragon Renuncio que fotografou garotos brincando em Togo na África. Ele faturou o prêmio principal de 120 mil dólares.

O americano Steven Winter fotografou essa linda paisagem e levou o prêmio na categoria Natureza:

O Contador está orgulhoso pelo fotógrafo gostosense, Ari, e deseja mais sucesso. Até qualquer hora!
Parabéns à Ariclenes por esse trabalho maravilhoso que está fazendo por essa cidade maravilhosa que eu amo muito.
#amomuito
CurtirCurtir