GOSTOSENSE FICA ENTRE OS 500 MELHORES FOTÓGRAFOS DO MUNDO

Gostosense Ariclenes Silva (na foto superior do lado esquerdo) concorreu entre mais de 30 mil fotógrafos de todo o mundo e representou o município com foto do distrito do Cruzamento.

POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

 

Ficar entre os 500 em um concurso mundial com mais de 32 mil inscritos é um feito impressionante né? Pois o gostosense Ariclenes Silva conseguiu essa proeza na quinta edição do HIPA (Prêmio Hamdan Bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum Internacional de Fotografia), que é considerado o maior concurso de fotografias do mundo, realizado sob patrocínio de Sua Alteza Sheikh Hamdan Bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, o príncipe herdeiro de Dubai.

A premiação atingiu abrangência global. Prova disso é a participação de 193 países e a inscrição de 32.712 fotógrafos que enviaram mais de 80 mil imagens. Um dado importante da organização: 66% dos fotógrafos participaram pela primeira vez última edição, incluindo nosso “Ari”.

A foto escolhida pelo artista foi da também gostosense Antônia Hortência Alves de 90 anos, da pequena comunidade rural de Cruzamento. D. Antônia como é chamada, representa toda uma geração e um povo que sempre ganhou a vida com muita luta, morando numa casa simples com a família, não abre mão da sua rotina, e de participar do preparo do café da manhã e do almoço. A foto foi tira em 2015, através do projeto Retrato da Comunidade, realizado nas comunidades rurais e assentamentos de São Miguel do Gostoso/RN.

“Eu não esperava nem chegar a final. A foto que escolhi, para mim é uma das melhores que tirei.” – Ariclenes Silva

TRABALHO DE CAMPO

Que São Miguel do Gostoso é conhecido por suas praias e pelos ventos propícios aos esportes como windsurfe e kitesurfe, todo mundo sabe, agora o que muitos não imaginam é que o município é composto por 25 distritos na sua zona rural, que concentram metade da população do município.

Porém, dois rapazes resolveram mostrar toda esta “segunda face” de Gostoso usando um artifício artístico: as imagens. Ariclenes Silva e Fernando Miranda se uniram e montaram uma exposição de fotografias chamada de “Retratos da Comunidade”, com 20 obras representando sete distritos a exposição foi lançada em 24 de abril de 2016 no Centro de Cultura de Gostoso e posteriormente esteve no Ponto de Cultura Espaço TEAR.

OS VENCEDORES DO HIPA 2015-2016

Sheik que dá nome ao prêmio.

O concurso premiou quatro obras de países diferentes, nas quatro categorias disputadas (Hapiness, Pai e Filho, Geral e Natureza). Na categoria ao qual Ari disputou o vencedor foi o chileno Francisco Negroni Rodrigues que mostrou a impressionante erupção de um vulcão. Confira:

Foto vencedora da categoria Geral.

A categoria Pai e Filho foi para o belga Khaled Alsabbah que registrou essa imagem na Faixa de Gaza:

Foto vencedora da categoria Pai e Filho.

Na categoria Hapiness (felicidade, do inglês) o prêmio foi para o espanhol Antônio Aragon Renuncio que fotografou garotos brincando em Togo na África. Ele faturou o prêmio principal de 120 mil dólares.

Foto vencedora da categoria Hapiness.

O americano Steven Winter fotografou essa linda paisagem e levou o prêmio na categoria Natureza:

Foto vencedora da categoria Natureza.

O Contador está orgulhoso pelo fotógrafo gostosense, Ari, e deseja mais sucesso. Até qualquer hora!

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.