Espécie conhecida como Saia-Justa invadiu o distrito e já anda devorando alguns cajueiros. Biólogo alega infestação por falta de predadores naturais.
POR AILTON RODRIGUES
ANTÔNIO CONSELHEIRO, S.M. DO GOSTOSO/RN

O distrito do Antônio Conselheiro, localizado a aproximadamente 15 quilômetros de Gostoso, está sofrendo uma infestação de lagartas conhecidas como Saia-Justa.
O inseto tem uma peculiaridade de carregar seu futuro casulo como forma de abrigo e proteção, mas a quantidade vista no distrito chega a ser surpreendente. Nas ruas é possível ver cerca de dezenas que são atropeladas por motos e carros, além de ser possível ouvir, principalmente a noite, o barulho delas devorando os cajueiros que são sua comida preferida.
O Contador ouviu o biólogo Natanael Avelino e o questionou sobre o que poderia estar acarretando o alto índice desses insetos e ele nos afirmou que provavelmente seria a falta de predadores naturais como pássaros e morcegos, além disso culminou com o período normal de reprodução delas. Natanael ainda declarou que o período de duração da fase de lagarta chega a dois meses e que elas se transformam em mariposas.
Alguns moradores do Conselheiro estão usando pesticidas para o combate, mas há o alerta que este tipo de neutralizante químico tem que ser autorizado pelo Embrapa.
O Contador segue atento. Até qualquer hora!