ÚLTIMO “TAKE”: NOITE DE GALA

IMG_20141118_230917230_HDR[1]

SEXTO DIA: Mostra de Cinema de Gostoso chega ao fim com Cerimônia de Encerramento premiando filmes por votação popular. Rio Grande do Norte sai com dois troféus.

O último dia da Mostra de Cinema de Gostoso, nesta terça-feira (19), agitou a todas as 1200 pessoas (número estimado) que foram as areias da Praia do Maceió, afinal conhecemos os vencedores escolhidos por voto popular.

Pela manhã, o dia começou com a exibição dos filmes da Sessão infantil com a presença da educadora Bete Bullara. No Centro de Cultura houve o debate com os produtores Ângelo, que está presente em quatro filmes desta Mostra como “A Revolução do Ano” que fez o encerramento oficial na Praia do Maceió, além da Suerda Morais, produtora do potiguar “A Última Companhia”.

Já pela noite, a Cerimônia de Encerramento começou com a reexibição dos curtas produzidos pelos meninos do curso de audiovisual (“Entre Lonas” e “Promessas”) que por mais uma vez foi aclamado pela população. Além disso os agradecimentos oficiais aos mais de 100 envolvidos diretos na organização do evento.

Na sequência, conhecemos os vencedores desta edição com um sentimento de nervosismo e expectativa. Os prêmios foram esculpidos por um artesão de São Miguel do Gostoso chamado Hélio Rocha.

A menção honrosa foi dedicada ao documentário “Dominguinhos” de Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar, que conta a história do cantor com os depoimentos dele mesmo e com músicas de alta qualidade dos acervos de artistas como Gilberto Gil.

O vencedor de Melhor Curta, ou melhor os vencedores, porque pela primeira vez houve um empate nessa categoria foram os potiguares “Abraço de Maré” de Victor Ciriaco contando a história de uma família ribeirinha do Rio Potengi e “O Menino do Dente de Ouro” do Rodrigo Sena, que retrata o despertar da adolescência de um menino de 12 anos no cenário da periferia de Alecrim.

“Ganhar um prêmio com a primeira exibição no estado onde eu moro com voto popular é muito legal, agradeço a todos que votaram no filme, pois ele é feito com muito amor e carinho. Quando está pronto ali na tela é muito legal, mas dá muito trabalho em fazer então a recompensa é isso! Vamos seguir em frente, que venham mais filmes”, disse Rodrigo Sena.

O mais esperado prêmio de Melhor Longa foi para o já conceituado “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” de Daniel Ribeiro, que retratou a história de um menino cego despertando sua vida sexual, vencendo preconceitos.

Então no ranking da Mostra, dois potiguares e dois paulistas levaram os prêmios, não por coincidência os dois foram os maiores fornecedores de obras desta edição.

Depois da premiação foi exibido o longa “A Revolução do Ano” que retratava a Primavera Árabe no seu apogeu.

“Foi uma mostra incrível. Há muito tempo que eu não sentia uma energia tão positiva das pessoas e ver como a comunidade participou, isso é muito interessante. Aos poucos a gente vai melhorar tudo, inclusive os filmes, mas estamos acertando em trazer mais obras para que o povo de São Miguel se identifique assim como trazer outros diferentes para que eduquem o olhar”, afirmou o coordenador geral do evento, Eugênio Puppo.

IMG_20141118_230459500[1] IMG_20141118_231116968_HDR[1]

Mas infelizmente a Mostra de Cinema chegou ao fim e o sentimento é justamente de nostalgia, afinal foram seis dias de cultura e emoções em São Miguel do Gostoso. Já deixamos o convite para a edição de 2015.

Até lá!

Por Ailton Rodrigues

Autor: Ricardo André

Professor de Matemática, produtor cultural e tesoureiro do Espaço TEAR (CDHEC)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.