Em encontro com prefeito Renato de Doquinha (PSD) e barraqueiros da cidade, senador anunciou que obras iniciam em março.
Por Ailton Rodrigues

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso anunciou nesta segunda-feira (05) que a urbanização do Tourinhos será iniciada a partir de 01 de março de 2024. O comunicado foi feito pelas redes sociais em conjunto com o Senador Styvenson Valentim (Podemos) que visitou a cidade na última quinta-feira, dia 01.
A cúpula da prefeitura, incluindo o Prefeito Renato de Doquinha (PSD) e secretários, se encontraram com o senador em um condomínio da cidade e na sequência visitaram os barraqueiros na Praia do Tourinho. Por lá foi anunciado que a verba de 1,3 milhão de reais serão destinados para a urbanização da orla e aproximadamente 7 milhões para a viabilização do acesso no trecho que liga a sede até a praia.
A história da urbanização do Tourinho é longa

O Contador começou a acompanhar a história da urbanização do Tourinho em 2015 desde que divulgou uma entrevista com até então prefeita, Maria de Fátima, e naquela ocasião ela mencionou que já havia um plano de urbanização da orla de Tourinho em andamento.
Ainda em 2015 o Contador acompanhou uma visita do comitê do Projeto Orla com a Promotoria Pública ao Tourinho que refinou os pontos necessários para a urbanização. As conversas na ocasião foram de estacionamento até a estrada que liga as comunidades do Reduto aos Morros dos Martins, até então este acesso tinha poucos meses de inauguração.
Ao longo dessa jornada ainda houve o embate dos barraqueiros que estavam brigando com a União para não serem despejados, em 2018 eles criaram uma associação que os representasse e cerca de dois requerimentos foram apresentados e aprovados por vereadores na Câmara, além disso, no dia 10 de dezembro do mesmo ano foi aprovada uma lei de autoria da Prefeitura que expandiu o perímetro urbano (Lei nº 319/2018) incluindo até a Praia do Tourinho.
Em 2022 o assunto esquentou e a União deu prazos para desocupação dos barraqueiros, em contrapartida houve promessas que a urbanização ajudaria a resolver o impasse. No ano passado o Governo do Estado informou que faria a obra do acesso com destinação de 13 milhões de reais, no mesmo período o senador Styvenson também já havia divulgado que daria a emenda para urbanização.
Com as duas obras concluídas estima-se que mais de 300 famílias sejam impactadas diretamente. Nós continuamos de olho.
Até qualquer hora!
3 pensamentos