BARRAQUEIROS DO TOURINHOS FORMAM ASSOCIAÇÃO EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

Barraqueiros do Tourinho em São Miguel do Gostoso/RN formam associação para fortalecer a categoria e ganhar força política.

POR RICARDO ANDRÉ E LUANDA VITÓRIA
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

Nessa última quinta-feira (13) a Praia do Tourinho, um dos principais pontos turísticos de São Miguel do Gostoso foi o palco da fundação da Associação dos Barraqueiros do Município de São Miguel do Gostoso/RN (ABASAM/RN).

A iniciativa desses comerciantes foi em prol de ganhar força política nas discussões que tangem principalmente a permanência dessa categoria de trabalhadores neste local considerado paraíso natural que escolheram para trabalhar. Durante a assembleia de fundação houve a leitura integral do estatuto da associação e a eleição de diretoria executiva.

A presidente eleita da ABASAM/RN foi Adriana Miranda, em seu primeiro discurso ele declarou que o principal objetivo da associação é a defesa dos direitos dos barraqueiros, e que esse seria o primeiro passo de um longo caminho.

WhatsApp Image 2018-12-15 at 15.30.14
Adriana Miranda, primeira presidente da ABASAM/RN.

A advogada da ABASAM/RN, Flavia Marinho, disse em entrevista ao Contador que a fundação da associação é importante:

“Fui procurada pela nossa presidente para viabilizar a fundação da associação dos barraqueiros de “Gostoso”, inicialmente atuaremos na representatividade, para que possam ter uma representação jurídica, administrativa e política, perante a administração pública, principalmente para atuar na implementação dos quiosques, que é um projeto já antigo da gestão pública, e dar legitimidade para ter força política e poder representar a categoria. Esperamos que a categoria seja ouvida […]”, disse.

WhatsApp Image 2018-12-15 at 15.30.13
Flavia Marinho, advogada da ABASAM/RN.

O impasse do Tourinho é antigo e desde 2014 são prometidas ações para urbanização ou pelo menos adequação do comercio local, projetos não faltaram e não faltam, mas nenhuma ação foi tomada.

Na sessão da Câmara de Vereadores do dia 10 de dezembro foi aprovada uma lei de autoria da Prefeitura Municipal que expandiu o perímetro urbano (Lei nº 319/2018) incluindo a Praia do Tourinho, o projeto chegou a casa com a promessa de que com a nova lei. medidas concretas poderiam ser tomadas. Por enquanto, apesar da importância turística a praia continua sem água, iluminação pública ou qualquer instalação sanitária.

O Contador já acompanha este caso a algum tempo, em 2015 uma visita do Comitê Orla e da Promotoria à Praia do Tourinho foi justamente para ouvir os barraqueiros e viabilizar mudanças na estrutura, mas nada foi decidido até então.

Nós continuaremos de olho. Até qualquer hora!

 

Autor: Ricardo André

Professor de Matemática, produtor cultural e tesoureiro do Espaço TEAR (CDHEC)