2ª Edição do Festival Literário de Gostoso acontece entre 27 e 29 de maio, confira programação

O cangaço sob o olhar feminino, o modernismo local e a presença de Oswaldo Cruz no RN são temas de palestras no Festival Literário de Gostoso.

A segunda edição do Festival Literário de São Miguel do Gostoso detalhou a programação, que começa dia 27 até 29 de maio, no Centro de Cultura do município, com atividades também em escolas e em outros espaços públicos da praia da Xepa, orla central de Gostoso. O evento promete um olhar mais diverso sobre a cultura local, como a participação de temáticas e olhares de mulheres, indígenas e negros.

Na sexta (27), a abertura do festival está marcada para às 9h no Centro de Cultura com as intervenções lúdicas do Palhaço Mingau e a palestra da ativista e poetisa Célia Bombom abordando o tema: “A história do cangaço na perspectiva de uma mulher”. Logo após, o escritor e pesquisador Alexandre Alves vai abordar a participação local no Modernismo, com o tema “Poesia Moderna no RN: você conhece esses autores?”.

A história local estará representada pela fala do editor Abimael Silva, do Sebo Vermelho, que abordará a “Presença de Oswaldo Cruz em Touros, no Rio Grande do Norte”. Pouca gente sabe, mas o médico sanitarista esteve por aqui em 1905, durante uma expedição brasileira para fiscalizar os portos. O homem responsável pela modernização sanitária no País escreveu cartas que relatam a vida local. Os documentos foram recuperados pelo médico e pesquisador Frank Correia, transformada em livro pelo Sebo Vermelho. A partir das 14h tem a abertura da “Feira do Livro” com o lançamento de diversas publicações.

No segundo dia, sábado (28), destaque para o “Sarau Poético” reunindo o grupo de escritores denominado “Os Poetariados” da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA/RN) em um tributo ao Centenário da Semana de Arte Moderna com mediação da poetisa natalense, Adélia Costa, e que acontecerá dentro da Feira do Livro a partir das 16h.

E às 15h, a poesia invade as ruas de São Miguel do Gostoso com o “Cortejo Poético” que tem concentração na Rua Cavalo Marinho, seguindo até o Centro de Cultura. Paralelo a essa movimentação, na Praça da Xepa, tem roda de contação de histórias com início às 15h e participações da escritora, professora e mulher indígena Eva Potiguara.

Ela falará sobre “Lendas e mitos dos povos indígenas do RN”, em seguida, as escritoras Helena Monteiro e Ana Paula Campos abordam as “Narrativas pretas”. Quem também participa, abordando a temática indígena, é a integrante da tribo Tabajara, Lúcia Paiacu.

O domingo terá uma vasta programação de oficinas, mesas literárias e o encerramento com homenagens aos escritores Nilson Patriota e Laíres de Deus. Mas a festa literária de Gostoso só acabará mesmo após o show musical com a banda Substância Zero, no fim de tarde e com o pôr do sol na praia que tem Gostoso até no nome.

A segunda edição do FLIGOSTOSO é uma realização da Juriti Produções, empresa sediada em São Miguel do Gostoso, que tem como objetivo promover eventos culturais que disseminam arte e leitura, além da formação do público leitor. O evento conta o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal e o apoio do Governo do Estado do RN e da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso.

Nós continuamos de olho.

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).