COVID-19: BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO SESAP DIZ QUE GOSTOSO TEM UM CASO SUSPEITO, PREFEITURA NEGA

Boletim divulgado nesta última quarta-feira (18) aponta que a cidade tem um caso suspeito, prefeitura diz que houve equívoco e pede correção dos dados.

POR AILTON RODRIGUES

sesap-rn-1

O Boletim Epidemiológico Nº10 da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (SESAP) divulgado nesta quarta-feira (18) trouxe a informação que São Miguel do Gostoso teria um caso suspeito de Covid-19, nome científico do novo coronavírus.

A notícia que logo circulou pelas redes sociais foi sendo compartilhada, mas a prefeitura nega que tenha notificado qualquer caso. De acordo com fontes ouvidas pelo Contador de Causos foi feito um pedido formal para que houvesse uma retificação do SESAP onde o caso registrado teria sido de outro município, que seria São Miguel do Oeste.

Conseguimos uma fonte dentro da própria SESAP que alega ser muito difícil as informações terem sido publicadas de forma equivocada, pois elas se baseiam em dados registrados pelo sistema de informações que são alimentados pelos próprios municípios.

Ainda de acordo com nossa fonte, há a possibilidade do caso ter sido notificado em São Miguel do Gostoso, mas que o enfermo tenha saído da cidade e por isso a prefeitura tenha alegado que o caso não esteja alocado em Gostoso. Todavia a própria SESAP enviou uma notificação ao centro de dados para revisar os 75 casos suspeitos.

Ainda não foi publicada nenhuma nota oficial por parte da prefeitura, nem do SESAP. Tentamos contato com a Secretária de Saúde, Rosemar Vicente, mas ela não nos atendeu até o momento.

Como medidas, a prefeitura municipal divulgou um decreto para combater a pandemia do Covid-19 no município onde suspendia atendimentos presenciais de serviços públicos e cancelamentos de eventos públicos e privados com aglomerações acima de 30 pessoas por 60 dias.

A Secretaria de Saúde recomendou aos munícipes que procurem o sistema de saúde apenas em casos de extrema necessidade e que de preferência os enfermos venham acompanhados apenas por uma pessoa.

Nós continuamos de olho. Até qualquer hora!