DESIGUALDADE, PRECONCEITO, SUPERAÇÃO: LONGAS DA MOSTRA COMPETITIVA TRAZEM TEMAS FORTES

12 obras serão avaliadas pelo público para receber o troféu Luís da Câmara Cascudo durante a 5ª Mostra de Cinema de Gostoso.

POR AILTON RODRIGUES
NATAL/RN

5-mostra-cinema-smdg-2018-banner-home-4

A 5ª Mostra de Cinema de Gostoso acontece de 23 a 27 de novembro na cidade de São Miguel do Gostoso e com ela teremos a tradicional votação do júri popular para Melhor Longa, Melhor Curta e Menção Honrosa da Mostra Competitiva.

Todos esses vencedores levarão consigo o troféu Luis da Câmara Cascudo. Nesta edição concorrem ao prêmio 12 obras, sendo 4 longas e 8 curtas metragens. Para te dar um aperitivo do que vem por aí, nós separamos nesta parte 01 as sinopses e os trailers dos filmes de longa metragem, vejam:

LONGAS METRAGENS

MEU NOME É DANIEL (RJ – 2018)

Direção: Daniel Gonçalves / 83 min

5728092
Cartaz de Meu Nome é Daniel.

Sinopse:

Daniel de Castro Gonçalves nasceu com uma deficiência que nenhum médico foi capaz de diagnosticar. No documentário pessoal “Meu nome é Daniel”, o jovem cineasta residente no Rio de Janeiro traça o caminho de sua vida para tentar compreender sua condição. Enquanto narra por cima de imagens de arquivo em Super-8 e VHS, bem como registros digitais mais recentes, ele e nós assistimos a uma pessoa com músculos contorcidos reunindo forças para enfrentar a baixa auto-estima. Daniel compartilha como, com a ajuda de sua carinhosa família, ele conseguiu adquirir auto-orgulho e entender o quão singularmente ele habita a si próprio.

Trailer:

 

INFERNINHO (CE – 2018)

Direção: Guto Parente e Pedro Diógenes / 82 min

3679570
Cartaz do filme “Inferninho”

Sinopse:

Deusimar, a dona do Inferninho, um bar que é mais um refúgio, quer ir embora para um lugar distante. Jarbas, um marinheiro que acaba de chegar, quer ficar. Um amor começa a nascer entre os dois capaz de mudar tudo, desde suas vidas, ao bar e as pessoas em volta deles.

Trailer:

 

FABIANA (GO/SP – 2018)

Direção: Bruna Laboissière / 89 min

3023457
Cartaz do filme “Fabiana”

Fabiana é uma experiente caminhoneira transexual que se prepara para deixar as estradas. O documentário a acompanha bem de perto, do banco do carona, durante as últimas semanas antes da aposentadoria e nas conversas da viagem ela abre seu coração a respeito de sexualidade, amor, solidão e medos.

Trailer:

SÓCRATES (SP – 2018)

Direção: Alex Moratto / 71 min

1085203
Cartaz do filme “Sócrates”

Depois da morte de sua mãe, o jovem Sócrates (Christian Malheiros), que foi criado apenas por ela durante toda sua vida, precisa fazer tudo o que for possível para que consiga sobreviver na realidade da miséria. Quando a oportunidade do crime surge em sua vida, seus valores e ideais são colocados na balança com o medo de não conseguir se virar sozinho.

Trailer:

O Contador vai ficar de olho em tudo que rola na Mostra de Cinema de Gostoso! Até qualquer hora!

FONTES CONSULTADAS:

https://www.olhardecinema.com.br/2018/br/produto/a-historia-de-daniel/

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-264678/

 

 

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).