CAMPUS PARTY NATAL: REVELA NATAL COMO POLO TECNOLÓGICO

Por Iaslan Nascimento e Airis Vital

Alguns dias depois do fim da campus, estamos aqui para contar um pouco da experiência vivida mediante a essa game de palestras workshops e afins. Sem dúvidas Natal merecia um evento como esse, muitos assim como nós estão cansados de se deslocar para Recife , João Pessoa, São Paulo e outras cidades para vivenciar eventos como esse, finalmente nosso ano chegou. E foi fantástico. Como sempre acontece na campus você entra de um jeito e sai completamente mudado, com novas ideias, novas amizades que futuramente se tornam network pessoal para voos maiores e coisas desse tipo. Novamente saímos cheios de vontade de empreender, de fazer projetos virarem realidade e claro ficar ricos.

WhatsApp Image 2018-04-11 at 20.03.08Graduandos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da EAJ/UFRN

Um encontro que reuniu curiosos e amantes da tecnologia, profissionais, pesquisadores, especialistas, e tantos outros que contribuem para o desenvolvimento das novas e atuais aplicações tecnológicas. Em 5 dias de duração, com 250 horas de conteúdo, 20 GB de internet, dividido em três áreas (privado, público em geral, e competição para drones) a Campus Party Natal contou com simulações de marte, palestras e workshops com temas espaciais, lançamento de foguete ao vivo e a 1ª corrida de ciborgues. Os ambientes mais explorados foram: Espaço de drones, com competições; startup e makers; Desafios, como Hackathon; a campus future. Apresentado aos campuseiros um novo olhar para o mercado de trabalho expandindo as perspectivas, através da realidade virtual, robôs, etc, mostrando e provando que de fato, para que o desenvolvimento aconteça, as ideias precisam ser exploradas e aplicar a tecnologia.

Mas a campus não é só para os nerds, é para quem anseia o novo, quem gosta de estar por dentro das novas tendências e como elas surgem. Na campus o conhecimento não para e definitivamente não parou. Com uma temática um pouco mais voltada para as cidades inteligentes e a engenharia aeroespacial, passando por foco em robótica e empreendedorismo, a campus mostrou novas tendências que estão aos poucos integrando nossa capital. E a prefeitura de natal está apoiando tais mudanças (já não era sem tempo) com a ideia de transformar Natal em um polo tecnológico, a campus já entrou no calendário de Natal e vai acontecer nos meses de Abril.

 

Autor: Airis Vital

Fascinada por expressões culturais, filmes e livros de todos os tipos, simplesmente ama absorver conhecimento. Cursa Tecnologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Universidade Feral do Rio Grande do Norte – UFRN; Técnica em Cooperativismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN; Membro da ONG, Coletivo de Direitos Humanos Ecologia, Cultura e Cidadania – CDHEC; e Sócia da empresa "Entretenimento Cultural Café com Leite" pela Incubadora Tecnológica Energia e negócios - ITEN do IFRN campus João Câmara.