MUTIRÃO DE LIMPEZA REÚNE ONG’S

TEAR, ASCDEG, AMJUS, AGOKS, Gostoso Recicla e voluntários se reuniram esse sábado (24) para tornar nosso litoral mais limpo.

POR RICARDO ANDRÉ
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

Na manhã desse sábado (24) representantes de diversas ONG’s e grupos de São Miguel do Gostoso/RN realizaram um mutirão de limpeza nas prais da sede do município. No total foram 3 km de orla, da Praia da Rapadura à Ponta do Santo Cristo, e mais de 50 sacos de lixo dos mais variados tipos, os trecho mais complicados foram a Praia do Maceió e a Praia da Xêpa, que merece um cuidado especial, pois ainda estão presentes muitos detritos do Carnaval. Dentro da grande variedade de lixo destaque para as embalagens, sacolas plásticas e isopor.

Uma coisa que chamou muito a atenção foi a quantidade de ninhos de tartarugas, o tipo de material encontrado na praia, sobre tudo o plástico e o isopor é mortal quando ingerido por essa espécie.

Ao final dos trabalhos a Cooperativa Gostoso Recicla fez a triagem do material coletado separando o que é reciclável do que seria descartado. A equipe de limpeza pública também esteve presente e recolheu o material não reciclável e outros detritos pesados.

WhatsApp Image 2018-02-24 at 18.56.37
A gente acha de tudo na praia.
OH0H1735
Já separando o material para triagem (foto: Ariclenes Silva).

OH0H1678

OH0H1661
A vegetação guarda muito lixo principalmente embalagens (foto: Ariclenes Silva).
WhatsApp Image 2018-02-24 at 18.56.30
Grupo que iniciou o mutirão na Praia da Rapadura.
OH0H1756
Esses foram os finalista da aventura desse sábado (foto: Ariclenes Silva)

Autor: Ricardo André

Professor de Matemática, produtor cultural e presidente do Espaço TEAR (CDHEC)