PESQUISA SÍSMICA ABRANGE 18 MUNICÍPIOS, INCLUINDO SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

Empresa PGS Investigação Petrolífera diz que pesquisa é para reconhecer os melhores locais para perfuração de poços de petróleo e gás.

POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

gostoso
São Miguel do Gostoso será um dos municípios com sua orla pesquisada para prováveis fontes de recursos naturais.

18 municípios entre os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte foram notificados pela empresa PGS Investigação Petrolífera Ltda. sobre um processo de pesquisa sísmica que começou no dia 09 de novembro e se estenderá até meados de março de 2018.

Dentre os 11 municípios potiguares notificados está São Miguel do Gostoso, além disso também estão envolvidos na pesquisa: Areia Branca, Caiçara do Norte, Galinhos, Grossos, Guamaré, Macau, Pedra Grande, Porto do Mangue, São Bento do Norte e Tibau. Os outros sete municípios são do estado do Ceará.

A atividade de levantamento sísmico se constitui do uso de equipamentos e análises para que se possa identificar a existência de recursos minerais, água ou petróleo no subsolo.

Para isso são utilizados aparelhos específicos capazes de fazer uma espécie de “ultrassonografia” do subsolo. Para tanto, são usados equipamentos conhecidos como airguns, que produzem ondas sísmicas, as quais penetram o subsolo marinho, são refletidas de volta e captadas por receptores conhecidos como hidrofones — comumente posicionados próximos à superfície da água, presos por cabos e rebocados pelos navios sísmicos. Estes sinais são depois processados em computadores, resultando em imagens representativas das estruturas existentes na subsuperfície da Terra.

BACIA SEDIMENTAR POTIGUAR
Mapa mostra área de atuação da pesquisa.

Após análise das imagens por profissionais especializados, é possível verificar se as rochas têm possibilidade de conter recursos minerais importantes, como reservatórios de petróleo e gás natural, por exemplo.

Nós continuamos de olho. Até qualquer hora!

 

FONTES CONSULTADAS:

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).