Evento ficou marcado pelo anúncio de quatro editais milionários para a produção audiovisual infanto-juvenil.
POR AILTON RODRIGUES
MIDWAY MALL, NATAL/RN.

Uma noite mágica para o audiovisual infanto-juvenil! Nesta última segunda-feira (06) no Cinemark durante o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) foi entregue a 10ª edição do Prêmio Brasil de Cinema Infantil e simultaneamente a abertura do fórum Pensar a Infância com parceria da UFRN.
O Contador acompanhou o evento e conta para você os detalhes, confira:
EDITAIS MILIONÁRIOS

Durante a cerimônia do Prêmio Brasil de Cinema Infantil, o secretário da área de audiovisual do Ministério da Cultura, João Batista da Silva, anunciou que serão abertos um conjunto de quatro editais focados nas produções infanto-juvenis com investimento na casa dos 33 milhões de reais!
Esta novidade foi comemorada pela organizadora do FICI, Carla Camurati, que foi a apresentadora oficial do evento:
“Foi muito emocionante. O que a gente tem como resultado que o MINC vai dedicar a infância um edital de R$ 33 milhões é um momento muito especial pra nós, que durante esses anos todos pedimos, brigamos, conversamos, e agora conseguimos. Estou muito feliz”, declarou a cineasta.
Ainda segundo o secretário, estes editais estão previstos para abrirem as inscrições a partir de dezembro deste ano, portanto quem se interessar é bom ficar de olhos abertos!
FÓRUM PENSAR A INFÂNCIA

Este fórum acontecerá pela primeira vez no Nordeste e com programação vasta dos dias 06 a 10 de novembro. O local escolhido para ser sede das palestras e rodas de conversa foi a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e conta com a parceria do Ministério da Cultura.
Com o tema “Linguagens, Narrativas e Políticas do Audiovisual Infantil no Brasil”, o fórum trará grandes nomes do audiovisual voltado para os pequenos como o chileno Andrés Waissbluth e Lilia Levy.
10º PRÊMIO BRASIL DE CINEMA INFANTIL

A premiação da noite contou com presença de astros ilustres para a criançada como os personagens das séries animadas “Meu Amigãozão” e “Peixonauta”, além da atriz Maitê Padilha que interpretou a personagem Gaby Estrela na TV e no cinema.
Mas, como a noite não foi só de tietagem, tivemos a entrega dos troféus. Foram três categorias premiadas e reconhecidas pelo júri que eram crianças de escolas públicas. Os vencedores foram:
- MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO:
CAMINHO DOS GIGANTES (direção: Alois de Leo).

O filme é uma busca poética pela razão e propósito que conta a história de Oquirá, uma menina indígena de seis anos, que enfrenta o ciclo da vida e o conceito de destino. O filme explora as forças da natureza e a nossa conexão com a terra e os seus elementos.
- MELHOR FILME HISTÓRIAS CURTAS:
LÁ DO ALTO (Direção: Luciano Vidigal).

“Lá do alto” conta a história de um menino (Thawan) que sofre com a dor da perda da avó e tenta convencer o pai (interpretado pelo ator Sandro Mattos) a se aventurar no alto de uma pedra que ele acredita ficar perto do céu. Como não consegue levá-lo, o pequeno procura um amigo para acompanhá-lo.
- MELHOR FILME DA MOSTRA TEEN:
O ESPÍRITO DO BOSQUE (Direção: Carla Saavedra Brychcy).

Tentando provar sua coragem, a pequena Joana aceita o desafio de entrar no bosque, supostamente vigiado por um antigo espírito.
O Contador continua de olho e segue na contagem regressiva para nossa maior cobertura da Mostra de Cinema de Gostoso! Até qualquer hora!