EDITAIS MILIONÁRIOS, FÓRUM, ARTE: NOITE DO 10º PRÊMIO BRASIL DE CINEMA INFANTIL

Evento ficou marcado pelo anúncio de  quatro editais milionários para a produção audiovisual infanto-juvenil.

POR AILTON RODRIGUES
MIDWAY MALL, NATAL/RN.

Evento no Cinemark
Evento aconteceu no Cinemark Natal.

Uma noite mágica para o audiovisual infanto-juvenil! Nesta última segunda-feira (06) no Cinemark durante o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) foi entregue a 10ª edição do Prêmio Brasil de Cinema Infantil e simultaneamente a abertura do fórum Pensar a Infância com parceria da UFRN.

O Contador acompanhou o evento e conta para você os detalhes, confira:

EDITAIS MILIONÁRIOS

Jo_o Batista do MINC anunicado o edital
Anúncio do secretário João Batista da Silva animou os presentes.

Durante a cerimônia do Prêmio Brasil de Cinema Infantil, o secretário da área de audiovisual do Ministério da Cultura, João Batista da Silva, anunciou que serão abertos um conjunto de quatro editais focados nas produções infanto-juvenis com investimento na casa dos 33 milhões de reais!

Esta novidade foi comemorada pela organizadora do FICI, Carla Camurati, que foi a apresentadora oficial do evento:

“Foi muito emocionante. O que a gente tem como resultado que o MINC vai dedicar a infância um edital de R$ 33 milhões é um momento muito especial pra nós, que durante esses anos todos pedimos, brigamos, conversamos, e agora conseguimos. Estou muito feliz”, declarou a cineasta.

Ainda segundo o secretário, estes editais estão previstos para abrirem as inscrições a partir de dezembro deste ano, portanto quem se interessar é bom ficar de olhos abertos!

FÓRUM PENSAR A INFÂNCIA

Carla Camurati, idealizadora do FICI
Carla Camurati, apresentadora oficial do evento e idealizadora do FICI.

Este fórum acontecerá pela primeira vez no Nordeste e com programação vasta dos dias 06 a 10 de novembro. O local escolhido para ser sede das palestras e rodas de conversa foi a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e conta com a parceria do Ministério da Cultura.

Com o tema “Linguagens, Narrativas e Políticas do Audiovisual Infantil no Brasil”, o fórum trará grandes nomes do audiovisual voltado para os pequenos como o chileno Andrés Waissbluth e Lilia Levy.

10º PRÊMIO BRASIL DE CINEMA INFANTIL

Carla Camurati, com Jo_o Batista do MINC, premiados e produç_o do FICI
Personagens e vencedores do 10º Prêmio Brasil de Cinema Infantil.

A premiação da noite contou com presença de astros ilustres para a criançada como os personagens das séries animadas “Meu Amigãozão” e “Peixonauta”, além da atriz Maitê Padilha que interpretou a personagem Gaby Estrela na TV e no cinema.

Mas, como a noite não foi só de tietagem, tivemos a entrega dos troféus. Foram três categorias premiadas e reconhecidas pelo júri que eram crianças de escolas públicas. Os vencedores foram:

  • MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO:

CAMINHO DOS GIGANTES (direção: Alois de Leo).

caminho_dos_gigantes_6
Cena de Caminho dos Gigantes.

O filme é uma busca poética pela razão e propósito que conta a história de Oquirá, uma menina indígena de seis anos, que enfrenta o ciclo da vida e o conceito de destino. O filme explora as forças da natureza e a nossa conexão com a terra e os seus elementos.

  • MELHOR FILME HISTÓRIAS CURTAS:

LÁ DO ALTO (Direção: Luciano Vidigal).

4592848
Cena de Lá do Alto.

“Lá do alto” conta a história de um menino (Thawan) que sofre com a dor da perda da avó e tenta convencer o pai (interpretado pelo ator Sandro Mattos) a se aventurar no alto de uma pedra que ele acredita ficar perto do céu. Como não consegue levá-lo, o pequeno procura um amigo para acompanhá-lo.

  • MELHOR FILME DA MOSTRA TEEN:

O ESPÍRITO DO BOSQUE (Direção: Carla Saavedra Brychcy).

o_espirito_do_bosque-e
Cena de O Espírito do Bosque.

Tentando provar sua coragem, a pequena Joana aceita o desafio de entrar no bosque, supostamente vigiado por um antigo espírito.

O Contador continua de olho e segue na contagem regressiva para nossa maior cobertura da Mostra de Cinema de Gostoso! Até qualquer hora!

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).