Prédio é a primeira vitória de uma luta de mais de 20 anos, onde o legislativo dependia exclusivamente de aluguel para poder realizar suas atividades.
POR AILTON RODRIGUES E RICARDO ANDRÉ
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN
Foi uma manhã de sexta-feira (23) para entrar na história do município de São Miguel do Gostoso, desta vez o motivo foi a inauguração da Câmara dos Vereadores, o Palácio Vereador Francisco de Arimatéia Gomes Neri, a manhã de cerimônias foi marcada pelo ato ecumênico e uma sessão solene marcada por muita emoção.

O ato ecumênico foi realizado do lado de fora do novo prédio, sendo conduzindo pelo Pe. João Maria dos Anjos, pároco da cidade, e o Pr. José Nelson Rodas, pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, ambos acompanhados pelos seus músicos. A cerimônia ainda teve a participação dos vereadores no momentos das preces.

Os vereadores e convidados durante seus discursos relataram as desventuras da construção da Câmara que teve sua primeira reunião no antigo Clube de Mães, localizado próximo a Igreja de São Miguel Arcanjo, já em 2001 foi possível realizar a compra de um terreno já que os recursos da época não permitiam a construção da mesma. Em 2014 foi realizada uma permuta com o poder executivo para o terreno o terreno da Rua Alto Mar e foi dado inicio ao projeto arquitetônico, já em 2015 se conseguiu ver a luz no fim do túnel com o aumento da arrecadação que gerou recursos suficientes para construção e mobiliário da nova sede do legislativo.

Homenagem
Um dos momentos mais emocionantes da inauguração foi a leitura da biografia de Vereador Francisco de Arimatéia Gomes Neri (Téia) pela secretária de administração da câmara, Vânia Fagundes. A família presente se emocionou bastante, inclusive o pai de Téia o Sr. Chico Neri. Em seguida o irmão do homenageado, o vereador Marcio Neri falou representando a família, ressaltando as qualidades do irmão, que o motivaram a seguir a vida política.

“Tinha meu irmão como exemplo, infelizmente pelo destino veio a nos deixar e estamos com uma imensa saudade” – Márcio Neri
Último discurso
A sessão solene foi marcado também pelo último discursos desse mandato de diversas autoridades, os vereadores Jubenick, Izabel de Matos, Marcio Néri e Francisca Pinheiro, a prefeita Maria de Fátima (Fafá) e o seu vice-prefeito Paulo Roberto. Confira alguns momentos:
“Analisando os últimos 4 anos de mandato (…) vejo que por muitas vezes a disputa pelo poder fica maior que o da justiça social” – José Jubenick.
“Fui gestora por dois mandatos (…) Os recursos eram poucos, mas tinha força de vontade (…). Perdi as eleições, mas não sai da política. Estou saindo para me preparar melhor daqui a 4 anos” – Francisca Pinheiro

“Dei sorte ao meu suplente [Neném dos Morros], tanto que ele foi eleito” – Izabel de Matos
“Plantamos uma semente comprando o terreno (…) Gostaria de ter contribuído mais, mas passamos por um ano difícil” – Paulo Roberto
“Enfrentamos dificuldades de toda ordem, mas entregamos esse marco da minha gestão e da gestão de Beto (…) Obrigado a todos que fizeram parte dessa gestão. Tenho consciência que dei o meu melhor e sei que não foi tudo o que eu queria fazer (…) Eu estou muito feliz porque os dias estão chegando e vou entregar [a prefeitura] para você Renato” – Fafá
Encerramento
Os últimos a deixarem sua mensagem foram o prefeito eleito José Renato Teixeira (Renato de Doquinha), e o prefeito eleito de Touros/RN, Assis do Hospital, onde a crise financeira dos municípios foi enfatizada.
Beto aproveitou ainda a presença do prefeito eleito de Touros/RN para os municípios possam juntos regularizar a situação da divisa de São Miguel do Gostoso/RN.
“Gostoso pede ao seu Pai, Touros, para que esse município seja delimitado e saia de um FPM (Fundo de Participação dos Municípios) 0,6 para um 0,8” – Beto de Agostinho.
No seu discurso o Presidente Alberto Charles (Beto de Agostinho) muito emocionado agradeceu a todos os presidentes que lhe precederam, e agradeceu emocionado a sua equipe pelo empenho, também não economizou elogios a prefeita Maria de Fátima (Fafá).
“Quando o gestor tem palavra e compromisso, o povo não esquece e ninguém vai esquecer de você, Fafá” – Beto de Agostinho.

Depois houve um coquetel para os convidados na área de lazer da Família Fagundes
O Contador vai continuar de olho. Até qualquer hora!
Nenhum pensamento
Os comentários estão encerrados.