FECHAMENTO DE ESCOLAS VIRA DESTAQUE NA JORNADA PEDAGÓGICA DE GOSTOSO

Abertura da Jornada Pedagógica em São Miguel do Gostoso teve como destaque o anuncio de fechamento de cinco escolas rurais do município.

POR RICARDO ANDRÉ
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

12711312_518489601669635_6982713829751979391_o
Na ausência da Prefeita Maria de Fátima sobrou para a Secretária de Educação, Izabel de Matos conduzir uma pauta bomba.

Ontem (22) aconteceu a abertura oficial da Jornada Pedagógica no município de São Miguel do Gostoso/RN, que tem como tema esse ano “Práticas educativas: da leitura do mundo à leitura das palavras”. O evento aconteceu no Centro de Multiplouso, e teve casa cheia.

A abertura da jornada pedagógica teve como destaque a ausência da prefeita, que se ausentou por motivo de doença e a pauta bomba apresentada pela Secretária de Educação Izabel de Matos, e reafirmada pelo vice-prefeito Paulo Roberto (DEM). Incluiu mudança no calendário escolar, hora atividade, redução de no numero de contratos e fechamento de escolar rurais.

Estilo Geraldo Alckmin

A gestão pública como em todas as áreas também tem os seus modismos, seguindo a polêmica onda paulista de fechamento de escolas. A prefeita Maria de Fátima (PMDB) resolveu fazer o estilo Geraldo Alckmim (PSDB-SP) e conduzir uma reforma que inclui o fechamento de cinco escolas rurais, das comunidades de Mundo Novo, Cruzamento, Morro dos Paulos, Baixio e Umburana, sem apresentação de planejamento, nem muito menos plano de impacto social e financeiro.

O endosso do Sindicato dos Professores (SINTE) parece ter dado mais “coragem” ao discurso de economia de recursos da Prefeitura Municipal. Uma frase muito usada foi, “conversamos com o SINTE”, mas obviamente não passou disso, faltou combinar com os pais dos alunos, professores das escolas e comunidades rurais, em nenhum momento se falou sobre consulta, os termos mais citados foram nucleação e polarização.

“Não estou interessada em votos […], será difícil mas vamos nuclear.” – Izabel de Matos, Secretária Municipal de Educação.

O apoio do SINTE e do Presidente da Câmara à polarização não foi nem de perto retribuído, com relação a salário os professores ficaram no vácuo, não foi anunciada a nova tabela de salários (anexo I – do PCCR), nem na jornada, no SINTE, nem na Câmara de Vereadores. A hora atividade não foi nem prometida nem negada, a reforma do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) não foi citado pelo governo e outro tema não esclarecido foi o concurso público.

Sentindo que seu apoio não foi de retribuído a Presidente do Sindicato, Clezia Cardoso e a o Presidente da Câmara, Alberto Charles declaram:

“Não vamos aceitar o salário que hoje é pago a um professor contratado.” – Alberto Charles, Presidente da Câmara

“A categoria esta insatisfeita pelo retorno as aulas, sem justificativas.” – Clezia Cardoso, Presidente do SINTE

Painéis

Superados os discursos iniciais foi a vez dos painéis temáticos que foi iniciado com o Professor Heldene Santos, que explanou sobre a a nova Base Nacional Comum. Saneamento e saúde pública vieram em seguida, inicialmente com a palavra do Pe. João Maria que apresentou o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica desse ano e sua importância para preservação da “Casa Comum”. O Sr. Manoel Degeval, coordenador dos Agentes de Endemias, renovou o tema Aedes Aegipty, com um discurso realista sobre as ações e estratégias de prevenção.

A assistente social, Livia Teixeira e a enfermeira, Marcele Teixeira, apresentaram as propostas do Programa Saúde na Escola (PSE), e o desafio de unir as políticas públicas de Educação e Saúde.

Fim dos Trabalhos

A realização da Feira Literária de Gostoso (FliGostoso) foi comentada desde o primeiro momento do evento prometendo seguir os mesmos moldes do Flipipa que tem fins literários e turísticos; se espera que o FliGostoso seja instrumento incentivador da leitura nas escolas municipais e fomentador da atividade turística.

A palestra com o escritor José de Castro e a escritora Salizete Freire foi um dos pontos fortes do evento encerrando o dia de trabalho dos professores.

A Jornada Pedagógica continua até dia 26 nas escolas e polos de São Miguel do Gostoso

12771765_518490881669507_2145621426604176734_o
Escritor José de Castro

Hoje nas escolas rurais

O dia hoje (23) foi tenso hoje pelo menos em duas comunidades rurais. Mundo Novo, Morro dos Paulos e Cruzamento não receberam nada bem a noticia que seus filhos (todas crianças) teriam que estudar em outras comunidades. O intervalo de tempo entre o fim do primeiro dia de Jornada e a manhã de hoje foi o suficiente para que a noticia chegasse aos pais de alunos que se revoltaram com a proposta apresentada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos.

A situação local principalmente dessas comunidades rurais se torna mais tensa pela questão do atendimento em Saúde. No Cruzamento o posto de saúde foi abandonado e esta fora de funcionamento – mais um motivo de revolta da comunidade -, no Morro dos Paulos, por exemplo, não recebe mais atendimento do PSF, a comunidade tem se deslocar outra localidade: “além de ficar sem posto vamos ficar sem escola” – afirma moradora que não quis se identificar.

A administração municipal ignorou a Lei 12.960/2014, que prevê que as escolas rurais não podem ser fechadas sem consulta pública. A justificativa econômica ainda é a base do discurso do governo local, a fim de financiar o direito trabalhistas dos professores, porém, não é novidade para ninguém que as comunidades rurais não estão na pauta de prioridade do atual governo. As comunidades rurais de São Miguel do Gostoso representam hoje pelo menos 40% da população, mas sempre estiveram no topo da lista de cortes do governo atual .

Autor: Ricardo André

Professor de Matemática, produtor cultural e tesoureiro do Espaço TEAR (CDHEC)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.