ABERTURA, SHOW DE REGINA E CURTAS IMPRESSIONANTES: CONFIRA O PACOTÃO DO 1º DIA DA MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO

Com filmes espetaculares e apresentação do primeiro curta gostosense, Mostra de Cinema levou 1000 espectadores as areias da Praia do Maceió.

POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

Público de aproximadamente 1000 pessoas nas areias da Praia do Maceió.
Público de aproximadamente 1000 pessoas nas areias da Praia do Maceió.

Para descrever o primeiro dia da Mostra de Cinema de Gostoso nesta última sexta-feira (13) são necessárias várias e várias palavras carregadas de adjetivos bons. A Cerimônia de Abertura e a Mostra Competitiva reuniram aproximadamente 1000 espectadores à Praia do Maceió.

Sobre as obras exibidas, grandes filmes com linguagens diferentes foram a tônica da noite que terminou madrugada a dentro, com destaque para o curta gostosense e a Sessão Especial.

ABERTURA DEMORADA

Alunos do Curso Técnico e Audiovisual foram diplomados.
Alunos do Curso Técnico e Audiovisual foram diplomados.

Sim, a Cerimônia de Abertura foi demorada e começou mais de meia hora atrasada, com direito a discursos de personalidades locais e estaduais como a senadora Fátima Bezerra e o ministro Henrique Eduardo Alves.

Personalidades discursaram como a senadora Fátima Bezerra.
Personalidades discursaram como a senadora Fátima Bezerra.

As partes mais interessantes dessa abertura foi o Cine Jornal que mostrou um retrospecto da Oficina de Audiovisual dos meninos, além da própria história da Mostra de Cinema e a famosa “certificação” dos alunos.

CineJornal foi atração muito receptiva antes da Sessão.
CineJornal foi atração muito receptiva antes da Sessão.

MOSTRA COMPETITIVA

Cédulas de votação para a Mostra Competitiva.
Cédulas de votação para a Mostra Competitiva.

Filmes da Mostra Competitiva começaram os trabalhos muito bem, primeiro com o curta gostosense, na sequência com “A Clave Dos Pregões” que fazia uma referência aos vendedores ambulantes, depois “Até a China” mostrando em forma de animação as percepções do diretor, Marão, ao fazer uma viagem ao país.

A Sessão foi finalizada com o longa “A Família Dionti” que de forma poética narra a história de uma família cercada pelo mágico onde paixões fazem as pessoas derreterem e em outros casos chorar grãos de areia.

SIMPLES E BONITO

O primeiro curta gostosense a ser apresentado ao público foi o singelo “O Menino e a Caixa Misteriosa” que foi gravado no distrito da Tabua, com doses de comédia e participação dos nativos, o filme arrancou vários aplausos dos espectadores. Ele será reexibido na terça-feira (17).

DIGNO DE OSCAR

A Sessão Especial trouxe o indicado brasileiro ao Oscar 2016 “Que Horas Ela Volta?”, dirigido por Anna Muylaert que narra a história da empregada Val, uma pernambucana que do seu jeito luta para sustentar a filha que morava em Pernambuco, mas que vem para São Paulo e muda sua vida.

A atuação de Regina Casé é espetacular e não é a toa que dá as credenciais dos variados prêmios que ela e o longa ganharam durante os festivais que participou.

FOTOS: ARICLENES SILVA.

O Contador segue de olho na Mostra de Cinema de Gostoso. Até qualquer hora!

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.