QUAL O FENÔNEMO QUE AMANHECEU NO CÉU GOSTOSENSE? O CONTADOR EXPLICA

O Halo solar é um imenso círculo de cores, semelhante ao arco-íris, que se forma ao redor do Sol em virtude da decomposição da luz ao passar por partículas de gelo na atmosfera.

POR MARIANE MENDES

halo solar em gostoso 02
Fenômeno no céu gostosense chamou atenção dos moradores nesta terça-feira (31).

O céu gostosense amanheceu nesta terça-feira (31) com um fenômeno atípico ao redor do sol, várias imagens e vídeos começaram a ser veiculados pelas redes sociais registrando o curioso circulo. O Contador explica pra você do que se trata.

Halo Solar é um fenômeno óptico caracterizado pelo surgimento de um círculo ao redor do sol. Ocorre na troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz. O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais.

O fenômeno da refração consiste na mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um meio para o outro. Os cristais de gelo presentes na atmosfera funcionam como pequenos prismas que decompõem a luz branca do sol nas cores primárias, formando assim o halo solar de forma semelhante ao que ocorre com o arco-íris.

Assim como acontece no sol, ao redor da lua também pode surgir o halo. A formação de um halo lunar ocorre da mesma forma que o solar, porém, a visualização das cores escuras é mais difícil, sendo possível observar melhor apenas as cores mais claras.

REFERÊNCIA CONSULTADA:

TEIXEIRA, Mariane Mendes. “Halo Solar”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/halo-solar.htm. Acesso em 31 de dezembro de 2019.