O CONTADOR VIU: STAR WARS: A ASCENSÃO SKYWALKER … [Sem Spoilers]

Por Iaslan Nascimento

Star Wars: A Ascensão Skywalker é a prova de que usar dois diretores em uma mesma trilogia (ou em uma saga) não funciona!

Muitas coisas podem ser ditas sobre o fim da saga Skywalker e fim da nova trilogia, tais como:  “Foi muito previsível”, ” Faltou alguma coisa”, “Não me surpreendeu”, “Quis agradar a internet”, “Não teve coragem de tomar decisões” entre outras coisas que foram repercutidas na internet e em outros veículos.  A verdade é que a ascensão Skywalker é um filme fraco, com cenas bonitas, para alguns até emocionante, mas, não deixa de ser um filme fraco…

1_RCiZ5ndZfnjIUhNQo812Kw

Os esfeitos são lindos, são. A trilha sonora é maravilhosa, é.  Tem cenas de lutas de sabre bonitas, tem, contudo, entretanto toda via… É só.  Infelizmente só.  Eu acredito que o grande problema desse filme foi a troca de diretores, ideias que JJ  Abrams (Despertar da Força e Ascensão Skywalker) iniciou no primeiro filme e Rian Johnson (Os Últimos Jedi) descartou, e como se fosse um toma lá da cá quando JJ voltou fez questão de ignorar o que foi feito por Jonhson e retomar suas ideias iniciais. Bom isso não deu certo.

mh-abrams-johnson-2-1574353404
JJ Abrams (esq) Rian Jonhson (dir)

Personalidades foram alterar do Despertar da Força para Os Últimos Jedi e novamente alteradas para A Ascensão Skywalker… Isso é claro e perceptível para qualquer um. Coisas faladas, ou atitudes tomadas no filme anterior, foram desfeitas, parecendo até mesmo uma birra.

Muitas coisas poderiam ser exploradas nesse filme, porém foram tomadas as decisões mais rasas, covardes e que não vão gerar burburinho negativo nas redes. O fan service faz com que os personagens principais dessa saga não consigam andar com suas próprias pernas. Assim como todo fã de Star Wars, eu também gostaria de ver personagens clássicos, mas preferia que nessa trilogia nós víssemos, eles apenas como easter eggs, ou com pequenas participações, não sendo usados como moleta para o personagens novos, me parece que eles não confiavam nos novos personagens para levar a história pra frente com seus próprios passos, o que pra mim eles estão completamente errados. A Rey, Kylo Finn todos tem um carisma imenso, são personagens que eu gostei de acompanhar e acredito que eles possuem sim força para carregar essas trilogia nas costas, mas infelizmente a disney não… Optar pela nostalgia nem sempre é bom vide Han solo.

Rise-of-Skywalker-International-Poster

O filme teve cenas legais, é possível ver a identidade do JJ e dá pra sentir como ele pretendia encaminhar e finalizar a saga. Infortunadamente o final dessa saga uma coisa difícil de definir… O Despertar da Força (para mim o melhor) é um filme do JJ, um bom começo que utiliza-se dos personagens antigos para criar a ligação com o novo. Os Últimos Jedi apresenta uma Ruptura com o passado e os personagens clássicos para que enfim os personagens novos tenham seu espaço para brilhar. A Ascensão Skywalker tenta com todas as suas forças ignorar as decisões tomadas no filme anterior e restabelecer uma ligação com o primeiro, que no fim, não funciona, pois os personagens tomaram rumos diferentes do espera inicialmente.

O diretor Rian Jonhson disse em uma entrevista sobre o filme tudo que eu queria dizer:

“Acho que abordar qualquer processo criativo a partir disso (deixar os fãs felizes) seria um erro que provavelmente levaria a um resultado exatamente oposto. Se entro em algo, mesmo em algo que acredito querer, se vejo exatamente o que acho que desejo na tela, é como ‘ok, tudo bem.’ Isso pode me fazer sorrir e me deixar neutro sobre a coisa. E não pensarei mais sobre ela depois. E isso não vai me satisfazer. Quero ficar chocado, surpreso, ser pego com a guarda baixa. Quero que as coisas sejam contextualizadas de outras formas, desejo ser desafiado como um fã quando me acomodo no cinema. É isso o que espero toda vez que vou ao cinema para ter a experiência que tive com O Império Contra-Ataca, algo emocionalmente ressonante, que aparentemente se conecta e faz sentido, realmente entendendo o coração da coisa de uma maneira que eu nunca esperava”, disse o cineasta.

Não gostei do rumo de alguns personagens, o modo que algumas coisas foram feitas nesse longa mostra o choque de ideias dos diretores e como vocês já cansaram de ler… Mas o filme possui muitas cenas lindas e emocionantes para o fã. Acredito que para muitos fãs a saga Skywalker começou no episódio IV e acabou no VI, esses três filmes foram só um anexo. E digo mais uma coisa para vocês, para os mais atentos talvez vocês vejam duas cenas muito similares a Vingadores: Ultimato, parece até um control C e control V, tenho certeza que foi a disney que mandou rsrs.

É isso, eu quero que vocês assistam e tirem suas próprias conclusões. Até a próxima!