UMA VIAGEM PELOS FILMES CYBERPUNKS

POR IASLAN NASCIMENTO

Olá, olá amiguinhos. Hoje vamos falar de um gênero de filmes/séries/animes e cultura pop chamado Cyberpunk. Antes de mais nada você com certeza já ouviu falar desse gênero só não sábia que se chamava desse jeito rsrs, o gênero Cyberpunk é geralmente confundido com ficção cientifica, claro não existiria Cyberpunk sem a ficção cientifica, porém, o Cyberpunk é um pouco mais nichado. Uma das definições mais comuns de Cyberpunk é “Alta tecnologia e baixa qualidade de vida” Esse gênero sempre nos mostra civilizações muito avançadas com muita tecnologia e algumas coisas um pouco surrealistas vamos dizer assim, mas não só isso, geralmente temos um contraste com uma sociedade pobre e com pouquíssima estrutura.

Uma definição retirada do site Cyberpunk Brasil é : “Cyberpunk é o conceito que expressa (de modo pessimista) ideias sobre a natureza humana, tecnologia e suas respectivas combinações em um futuro não-tão-distante.”

Para ler a matéria completa do site Cyberpunk Brasil clique Aqui.

Mas agora que você já sabe o que é cyberpunk vamos a uma lista de filmes, séries e animes que pertencem a esse gênero:

FILMES :

LOOPER

“Kansas City, 2044. Viagens no tempo são uma realidade, mas estão apenas disponíveis no mercado negro. Seu principal cliente é a máfia, que costuma enviar ao passado pessoas que deseja que sejam eliminadas, já que é bastante complicado se livrar dos corpos no futuro. Os responsáveis por estes assassinatos são os loopers, organização a qual Joe (Joseph Gordon-Levitt) faz parte. Um dia, ao realizar mais um serviço corriqueiro, ele descobre que seu alvo é a versão mais velha de si mesmo (Bruce Willis), trazida em viagem no tempo por ter se tornado uma séria ameaça à máfia no futuro.”

onesheet

A VIGILANTE DO AMANHÃ :  GHOST IN THE SHEEL

“Em um mundo pós-2029, é bastante comum o aperfeiçoamento do corpo humano a partir de inserções tecnológicas. O ápice desta evolução é a Major Mira Killian (Scarlett Johansson), que teve seu cérebro transplantado para um corpo inteiramente construído pela Hanka Corporation. Considerada o futuro da empresa, Major logo é inserida no Section 9, um departamento da polícia local. Lá ela passa a combater o crime, sob o comando de Aramaki (Takeshi Kitano) e tendo Batou (Pilou Asbaek) como parceiro. Só que, em meio à investigação sobre o assassinato de executivos da Hanka, ela começa a perceber certas falhas em sua programação que a fazem ter vislumbres do passado quando era inteiramente humana.”

maxresdefault

O QUINTO ELEMENTO

“No século XXIII, um motorista de taxi (Bruce Willis) de Nova York se envolve em uma aventura na qual tem de deter um ser demoníaco que percorre a galáxia a cada 5000 anos. Se nada for feito a Terra será destruída, mas para isto ele precisa encontrar 4 pedras antigas, que representam os elementos, e colocá-las em volta de uma bela mulher (Milla Jovovich), que é o quinto elemento.”

270960

MATRIX

“Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.”

the-matrix

ROBOCOP

“Depois de ter sido mortalmente ferido em cerco a marginais, policial (Peter Weller) transformado num misto de máquina e homem a serviço da justiça. quando tem que enfrentar uma gangue disposta a dominar a cidade, sob a custódia legal de poderoso executivo.”

117742497_1300x1733

 

BLADE RUNNER E BLADE RUNNER 2019

“No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.”

O EXTERMINADOR DO FUTURO

“Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Com a tecnologia a seu dispor, um plano inusitado é arquitetado pelas máquinas ao enviar para o passado um andróide (Arnold Schwarzenegger) com a missão de matar a mãe (Linda Hamilton) daquele que viria a se transformar num líder e seu pior inimigo. Contudo, os humanos também conseguem enviar um representante (Michael Biehn) para proteger a mulher e tentar garantir o futuro da humanidade.”

terminator

ANIMES :

GHOST IN THE SHEEL

“O mundo, em 2029, se tornou um local altamente informatizado, a ponto dos seres humanos poderem acessar extensas redes de informações com seu ciber-cérebros. A agente cibernética Major Motoko é a líder da unidade de serviço secreto Esquadrão Shell, responsável por combater o crime. Motoko foi tão modificada que quase todo seu corpo já é robótico. De humano só teria sobrado um fantasma de si mesma.” ( Bem mais completo que a versão do filme, principalmente nos quesitos ideológicos que envolvem o filme.)

58e3dc914516a.image

AKIRA

“Uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Kaneda (Mitsuo Iwata) e Tetsuo (Nozomu Sasaki) são amigos que integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, os Palhaços, até que um dia Tetsuo encontra Takashi (Tatsuhiko Nakamura), uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia. Tetsuo é ferido no encontro e antes de receber a ajuda dos amigos é levado por integrantes do exército, liderados pelo coronel Shikishima (Tarô Ishida). A partir de então Tetsuo passa a desenvolver poderes inimagináveis, o que faz com que seja comparado ao lendário Akira, responsável pela explosão de 1988. Paralelamente, Kaneda se interessa por Kei (Mami Koyama), uma garota envolvida com espiões que tenta decifrar o enigma por trás das cobaias controladas pelo exército.”

akira-4

SÉRIES

Duas séries que eu considero cyberpunk, pois falam do impacto da tecnologia na nossa sociedade

BLACK MIRROR

“Uma espécie de híbrido entre “The Twilight Zone” e “Tales of the Unexpected”, Black Mirror explora sensações do mal-estar contemporâneo. Cada episódio conta uma história diferente, traçando uma antologia que mostra o lado negro da vida atrelada à tecnologia.”

Black_Mirror-font (2)

WESTWORLD

“Westworld é um parque temático futurístico para adultos, dedicado à diversão dos ricos. Um espaço que reproduz o Velho Oeste, povoado por andróides – os anfitriões –, programados pelo diretor executivo do parque, o Dr. Robert Ford (Anthony Hopkins), para acreditarem que são humanos e vivem no mundo real. Lá, os clientes – ou novatos – podem fazer o que quiserem, sem obedecer a regras ou leis. No entanto, quando uma atualização no sistema das máquinas dá errado, os seus comportamentos começam a sugerir uma nova ameaça, à medida que a consciência artificial dá origem à “evolução do pecado”. Entre os residentes do parque, está Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood), programada para ser a típica garota da fazenda, que está prestes a descobrir que toda a sua existência não passa de bem arquitetada mentira.” ( volta esse ano aeee \o/ )

MV5BMTEyODk5NTc2MjNeQTJeQWpwZ15BbWU4MDQ5NTgwOTkx._V1_UY1200_CR90,0,630,1200_AL_ (1)

PODCASTS

O podcast do Jovem Nerd fez 3 episódios do especial de RPG Voltado para o Universo Cyberpunk eu recomendo é uma boa experiência os links estão aqui :

Episódio 1: https://jovemnerd.com.br/?podcast=nerdcast-395-rpg-cyberpunk-1-o-grande-assalto

Episódio 2: https://jovemnerd.com.br/?podcast=nerdcast-446-rpg-cyberpunk-2-o-passageiro-do-futuro

Episódio 3: https://jovemnerd.com.br/?podcast=nerdcast-498-rpg-cyberpunk-3-estrada-para-o-inferno

NC395_SUPER_VITRINE

ALTERED CARBON

Nessa sexta-feira (02/02) vai estrear na Netflix a série Altered carbon uma nova série Cyberpunk com claras referencias a todos os filmes/séries já citados acima.

Sinopse:

“No futuro, a sociedade se acostumou à prática da troca de corpos: após armazenar a consciência de uma pessoa, ela pode ser transferida a outra “capa”, podendo viver várias vidas. O mercenário Takeshi Kovacs (Joel Kinnaman) acorda após 250 anos em outro corpo. Além de se adaptar a esta situação e à nova sociedade, ele é contratado por um homem riquíssimo para descobrir o autor de seu próprio assassinato. Tak conta com a ajuda de uma policial mexicana, um ex-militar tentando ajudar sua filha e um robô equipado com inteligência artificial”

AlteredCarbon_WhtFemale_Vertical-Core_RGB_US

Trailer :

 

Então é isso pessoal, boa maratona de filmes e séries até a próxima!