POR GLAMURAMA
Uma legião de estrelas se vestiu de preto em uma noite histórica para Hollywood. A cor foi eleita como dress code absoluto da 75ª edição do Globo de Ouro que aconteceu nesse domingo, em Los Angeles, como forma de protesto e apoio ao movimento Time’s Up Now – iniciativa que luta pelo combate ao assédio sexual nos Estados Unidos.
A campanha “On Sunday We Wear Black” (No Domingo Nós Vestimos Preto) pede para que qualquer pessoa, independente de quem seja e de onde esteja, vista preto em solidariedade a mulheres e homens que foram silenciados por discriminação, abuso ou assédio.
O movimento ganhou força depois das acusações a diversos figurões da indústria de cinema encabeçados pelo poderoso produtor Harvey Weinstein e conquistou muitas estrelas do cinema. Como Brie Larson enfatizou no palco da premiação, o movimento foi criado em apoio à mulheres indefesas e se vestir com consciência foi apenas um dos fatores que marcou a premiação, já que ela também não deu espaço a algum a nomes acusados recentemente”, lembrando que ano passado Casey Affleck, acusado de assédio sexual, ganhou como Melhor Ator por “Manchester à Beira-Mar”. A única a se manifestar contra o prêmio na ocasião foi Brie Larson, pedindo um minuto de silêncio a todos.
E apesar do apresentador da noite ter sido um homem, o comediante Seth Meyers, que até brincou dizendo que ali estavam apenas os que haviam sobrado, a noite foi das mulheres que, cada uma à sua maneira, representou a causa em nome das mulheres de todo o mundo.
Apesar de todos estarem usando preto, o que causou um grande impacto no tapete vermelho, a cobertura do Globo de Ouro dessa vez não se voltou a frivolidades e ao que as celebridades estavam vestindo, para a tristeza das marcas, que emprestam seus vestidos em troca de publicidade.
O efeito do poderio feminino se refletiu também na premiação. As séries que se destacaram foram as de temática feminista, como as incríveis “Big Little Lies”, que tinha seis indicações e ganhou quatro, e “The Handmaid’s Tale”, com três indicações e dois prêmios. A primeira, baseada no romance de mesmo nome de Liane Moriarty, estrelada e produzida por Reese Witherspoon e Nicole Kidman, tem como trama central um grupo de mães cheias de preocupações com suas crianças e perturbadas por situações de violência e opressão. Já a segunda, inspirada no romance homônimo da escritora canadense Margaret Atwood, produzida e estrelada por Elizabeth Moss, se passa em um universo fictício em que mulheres, de uma hora para a outra, têm seus direitos revogados. Não podem mais trabalhar, nem votar. O dinheiro que tinham é confiscado, assim como todos os bens que possuíam. Elas passam a ser propriedade dos homens.
Se vestir com consciência resultou em um dos melhores tapetes vermelhos dos últimos tempos, já que a cor preta diminui a margem de erro e já conta com uma sofisticação natural. O espírito elegante e glamuroso dos anos dourados do cinema foi resgatado pelas produções de Angelina Jolie e Diane Kruger, enquanto Claire Foy apareceu linda vestida de terno combinando com seu colega na série “The Crown” Matt Smith.
Heidi Klum e Kendall Jenner usaram comprimento mullet em vestidos ricos em texturas. E as mais elegantes entre as elegantes apostam em vestidos com caudas: Viola Davis, Penelope Cruz, Nicole Kidman, Catherine Zeta-Jones e Dakota Johnson.
Emma Watson, Meryl Streep e Michelle Williams foram acompanhadas de mulheres ativistas. Michelle levou Tarana Burke, fundadora do movimento #MeToo, Meryl chegou com Ai-Jen Poo, diretora da ONG National Domestic Workers Alliance, e Emma posou de braços dados com Marai Larasi, fundadora do Imkaan.
Resta a dúvida: será que no Oscar, que rola no dia 4 de março, também haverá outro manifesto?
O PODER DAS MULHERES
O discurso de Oprah foi o mais longo e emocionante da noite. “Por muito tempo, as mulheres não foram ouvidas e foram desacreditadas se elas ousassem falar a verdade diante do poder daqueles homens. Mas o tempo deles acabou”, disse.
“Quero que todas as garotas assistindo aqui, agora, que saibam que um novo dia está no horizonte. E que quando este novo dia finalmente chegar, será por causa de muitas mulheres magníficas, (…) e algum homens fenomenais, lutando duro para ter certeza de que elas se tornem as líderes que nos levem a um tempo em que ninguém jamais tenha de dizer ‘Eu também’ novamente”.
VEJA OS VENCEDORES (EM NEGRITO)
Veja, em negrito, os ganhadores do Globo de Ouro 2018:
— Cinema
Melhor Filme – Drama
- “Me chame pelo seu nome”
- “The Post: A guerra secreta”
- “Dunkirk”
- “A forma da água”
- “Três anúncios para um crime”
Melhor Filme – Comédia ou musical
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/I/N/3C5aDXQ3mjTGdGycbbHg/lady-bird.jpg)
Elenco e equipe de ‘Lady Bird: É hora de voar’ recebe prêmio de melhor filme de comédia ou musical no Globo de Ouro 2018 (Foto: Paul Drinkwater/NBC via AP)
- “Artista do desastre”
- “Corra!”
- “Eu, Tonya”
- “Lady Bird: É hora de voar”
- “O rei do show”
Melhor diretor
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/9/p/HNBFXITZqMSAFPGSOveg/guillermo-del-toro-forma-da-agua.jpg)
Guillermo del Toro recebe o prêmio de melhor diretor por ‘A forma da água’ no Globo de Ouro 2018 (Foto: Frederic J. BROWN / AFP)
- Christopher Nolan (“Dunkirk”)
- Guillermo del Toro (“A forma da água”)
- Martin McDonagh (“Três anúncios para um crime”)
- Ridley Scott (“Todo o dinheiro do mundo”)
- Steven Spielberg (“The Post: A guerra secreta”)
Melhor ator de filme – Drama
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/x/A/w5mbiDTKi9jHHvj6amsA/gary-oldman-golden-globes.jpg)
Gary Oldman recebe seu prêmio como melhor ator em drama por ‘O destino de uma nação’ no Globo de Ouro 2018 (Foto: Paul Drinkwater/NBC via AP)
- Daniel Day-Lewis (“Trama fantasma”)
- Denzel Washington (“Roman J. Israel, Esq.”)
- Gary Oldman (“O destino de uma nação”)
- Timothée Chalamet (“Me chame pelo seu nome”)
- Tom Hanks (“The Post: A guerra secreta”)
Melhor atriz de filme – Drama
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/P/z/1GSOwETI2J0gLo57S3xQ/frances-mcdormand-three-billboards.jpg)
Frances McDormand recebe prêmio de melhor atriz em drama pelo filme ‘Três anúncios para um crime’ no Globo de Ouro 2018 (Foto: Paul Drinkwater/NBC via AP)
- Frances McDormand (“Três anúncios para um crime”)
- Jessica Chastain (“A grande jogada”)
- Meryl Streep (“The Post: A guerra secreta”)
- Michelle Williams (“Todo o dinheiro do mundo”)
- Sally Hawkins (“A forma da água”)
Melhor ator de filme – Comédia ou Musical
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/H/j/nMG1r5T4AjB4T3xIiJKQ/james-franco-artista-do-desastre.jpg)
James Franco, no meio, recebe o prêmio de melhor ator em comédia ou musical por ‘Artista do desastre’ no Globo de Ouro 2018 (Foto: Paul Drinkwater/NBC via AP)
- Ansel Elgort (“Em ritmo de fuga”)
- Daniel Kaluuya (“Corra!”)
- Hugh Jackman (“O rei do show”)
- James Franco (“Artista do desastre”)
- Steve Carell (“A guerra dos sexos”)
Melhor atriz de filme – Comédia ou Musical
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/F/6/Z4N7FMTC6NWLt8kK6dmg/saoirse-ronan-lady-bird.jpg)
Saoirse Ronan recebe prêmio de melhor atriz em comédia ou musical por ‘Lady Bird: É hora de voar’, no Globo de Ouro 2018 (Foto: Paul Drinkwater/NBC via AP)
- Emma Stone (“A guerra dos sexos”)
- Helen Mirren (“Ella e John”)
- Judi Dench (“Victoria e Abdul – O confidente da rainha”)
- Margot Robbie (“Eu, Tonya”)
- Saoirse Ronan (“Lady Bird: É hora de voar”)
Melhor atriz coadjuvante de filme
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/f/Q/pA9hiORnmyo8Gj2afETQ/allison-janney.jpg)
Allison Janney levou o Globo de Ouro 2018 de melhor atriz coadjuvante de filme por ‘Eu, Tonya’ (Foto: Lucy Nicholson/Reuters)
- Allison Janney (“Eu, Tonya”)
- Hong Chau (“Pequena grande vida”)
- Laurie Metcalf (“Lady Bird: É hora de voar”)
- Mary J. Blige (“Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi”)
- Octavia Spencer (“A forma da água”)
Melhor ator coadjuvante de filme
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/a/7/ec0eB1Sd25ZLS8BOrmAg/sam-rockwell.jpg)
Sam Rockwell segura seu Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante em filme por ‘Três anúncios para um crime’ (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP)
- Armie Hammer (“Me chame pelo seu nome”)
- Christopher Plummer (“Todo o dinheiro do mundo”)
- Richard Jenkins (“A forma da água”)
- Sam Rockwell (“Três anúncios para um crime”)
- Willem Dafoe (“Projeto Flórida”)
Melhor roteiro de filme
- Guillermo del Toro (“A forma da água”)
- Aaron Sorkin (“A grande jogada”)
- Greta Gerwig (“Lady Bird: É hora de voar”)
- Liz Hannah e Josh Singer (“The Post: A guerra secreta”)
- Martin McDonagh (“Três anúncios para um crime”)
Melhor animação
- “Com amor, Van Gogh”
- “O poderoso chefinho”
- “O touro Ferdinando”
- “The Breadwinner”
- “Viva: A vida é uma festa”
Melhor filme em língua estrangeira
- “Em pedaços”
- “First They Killed My Father: A Daughter of Cambodia Remembers”
- “Nelyubov”
- “The Square”
- “Uma mulher fantástica”
Melhor trilha sonora para filme
- Alexandre Desplat (“A forma da água”)
- Hans Zimmer (“Dunkirk”)
- Vários (“The Post: A guerra secreta”)
- Jonny Greenwood (“Trama fantasma”)
- Carter Burwell (“Três anúncios para um crime”)
Melhor canção original para filme
- “Home”, de “O touro Ferdinando”
- “Mighty River”, de “Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi”
- “Remember me”, de “Viva – A vida é uma festa”
- “The star”, de “A estrela de Belém”
- “This is me”, de “O rei do show”
— TV
Melhor série – Drama
- “Game of Thrones”
- “The Handmaid’s Tale”
- “Stranger Things”
- “The Crown”
- “This is us”
Melhor série – Musical ou Comédia
- “Black-ish”
- “Master of None”
- “SMILF”
- “The Marvelous Mrs. Maisel”
- “Will & Grace”
Melhor série limitada ou filme para a TV
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/h/p/kxID5DQc6IQR7gmQptBQ/big-little-lies.jpg)
Laura Dern, Nicole Kidman, Zoe Kravitz, Reese Witherspoon e Shailene Woodley comemoram Globos de Ouro da série ‘Big Little Lies’ (Foto: Lucy Nicholson/Reuters)
- “Big Little Lies”
- “Fargo”
- “Feud”
- “The Sinner”
- “Top of the Lake”
Melhor ator de série – Drama
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/6/F/6AfnBPSEuPGVvtgljNSw/sterling-k.-brown-premio.jpg)
Sterling K. Brown mostra o Globo de Ouro de melhor ator em série de drama pelo trabalho em ‘This is us’ (Foto: Lucy Nicholson/Reuters)
- Bob Odenkirk (“Better Call Saul”)
- Freddie Highmore (“The Good Doctor”)
- Jason Bateman (“Ozark”)
- Liev Schreiber (“Ray Donovan”)
- Sterling K. Brown (“This is us”)
Melhor atriz de série – Drama
Elisabeth Moss ganha o Globo de Ouro 2018 na categoria melhor atriz em série de drama por seu trabalho em ‘The Handmaid’s Tale’ (Foto: Paul Drinkwater/NBC/AP)
- Caitriona Balfe (“Outlander”)
- Claire Foy (“The Crown”)
- Elisabeth Moss (“The Handmaid’s Tale”)
- Katherine Langford (“13 Reasons Why”)
- Maggie Gyllenhaal (“The Deuce”)
Melhor ator de série – Musical ou Comédia
Aziz Ansari segura o Globo de Ouro de melhor ator em série de comédia ou musical por ‘Master of none’ (Foto: Lucy Nicholson/Reuters)
- Anthony Anderson (“Black-ish”)
- Aziz Ansari (“Master of None”)
- Eric McCormack (“Will & Grace”)
- Kevin Bacon (“I Love Dick”)
- William H. Macy (“Shameless”)
Melhor atriz de série – Musical ou Comédia
Rachel Brosnahan mostra o seu Globo de Ouro de melhor atriz em série de comédia ou musical pela série ‘The Marvelous Mrs. Maisel ‘ (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP)
- Alison Brie ( “GLOW”)
- Frankie Shaw (“SMILF”)
- Issa Rae (“Insecure”)
- Pamela Adlon (“Better Things”)
- Rachel Brosnahan (“The Marvelous Mrs. Maisel”)
Melhor atriz de série limitada ou filme feito para TV
Nicole Kidman foi a 1ª vencedora da noite, por ‘Big little lies’ (Foto: Paul Drinkwater/NBC via AP)
- Jessica Biel (“The Sinner”)
- Jessica Lange (“Feud”)
- Nicole Kidman (“Big Little Lies”)
- Reese Witherspoon (“Big Little Lies”)
- Susan Sarandon (“Feud”)
Melhor ator de série limitada ou filme feito para TV
Ewan McGregor recebe o prêmio de melhor ator em série limitada ou filme para a TV, conquistado pelo trabalho em ‘Fargo’ (Foto: Paul Drinkwater/NBC/Reuters)
- Robert De Niro (“O mago das mentiras”)
- Ewan McGregor (“Fargo”)
- Geoffrey Rush (“Genius”)
- Jude Law (“The Young Pope”)
- Kyle MacLachlan (“Twin Peaks”)
Melhor atriz coadjuvante em série, série limitada ou filme para TV
Laura Dern recebe o prêmio de melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou filme para TV por ‘Big Little Lies’ no Globo de Ouro 2018 (Foto: Paul Drinkwater/NBC via AP)
- Ann Dowd (“The Handmaid’s Tale”)
- Chrissy Metz (“This is us”)
- Laura Dern (“Big Little Lies”)
- Michelle Pfeiffer (“O mago das mentiras”)
- Shailene Woodley (“Big Little Lies”)
Melhor ator coadjuvante para série, série limitada ou filme feito para TV
Alexander Skarsgård levou o Globo de Ouro 2018 na categoria melhor ator coadjuvante para série, série limitada ou filme para a TV pelo trabalho em ‘Big little lies’ (Foto: Paul Drinkwater/NBC/AP)
- Alexander Skarsgård (“Big Little Lies”)
- Alfred Molina (“Feud”)
- Christian Slater (“Mr. Robot: Sociedade Hacker”)
- David Harbour (“Stranger Things”)
- David Thewlis (“Fargo”)