EQUIPE DO AUTO DE SÃO MIGUEL ARCANJO COMEÇA ENSAIOS GERAIS E COMEMORA 10 MESES DE ORGANIZAÇÃO

São 40 atores e cerca de 100 envolvidos desde a pré-produção até a pós-produção geral do espetáculo.

POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

São Miguel do Gostoso felizmente já está acostumada a grandes espetáculos culturais como a Paixão de Cristo e o Auto de Natal, mas a grande expectativa para o mês de setembro será a primeira edição do Auto de São Miguel Arcanjo que acontecerá nos dias 29 e 30.

A organização do evento estimou o envolvimento de cerca de 100 pessoas que estarão ligadas ao espetáculo desde a pré até a pós-produção, 40 destes serão os atores que darão vida aos personagens que contarão a história do município e do seu padroeiro.

Neste mês de agosto as diretoras do espetáculo que formam o grupo de entretenimento Café com Leite comemoraram a quebra da barreira dos 10 meses de organização e planejamento do Auto e de quebra começaram os ensaios gerais.

IMG_20170812_103847739
Ensaios com o texto começaram em agosto.

“Os novos rostos que estão nesse espetáculo são os pontos mais positivos nesse percurso. Estamos conseguindo fazer um bom trabalho que será mostrado no dia do Auto. Os desafios são muitos, como o tempo com a nossa rotina, mas com isso descobrimos grandes parceiros que são destaque nas equipes e estão mobilizando tudo. Definitivamente é um dos maiores projetos que fizemos na história do CDHEC e do Café com Leite”, declarou Airis Vital, uma das diretoras.

O evento tem a organização do CDHEC em conjunto com a Paróquia de São Miguel Arcanjo e o texto é uma inspiração escrita por Auxiliadora Ribeiro que se baseou nos livros História do Mundo dos Anjos (escrito por José Antônio Fontea) e São Miguel Arcanjo: A Batalha Final (escrito por Sérgio Roberto de Farias) para compor os cinco atos do espetáculo.

SOBRE A PREPARAÇÃO ARTÍSTICA

DSCN3135
Oficina de expressão corporal.

Os atores que participarão do Auto de São Miguel Arcanjo receberam várias aulas de preparação para o evento. Todo o elenco e equipe de produção passou por três módulos que se dividiram em pequenas oficinas ministradas por voluntários e especialistas das áreas de teatro, sonoplastia e técnica que auxiliaram na interpretação e produção do Auto.

Como está explicitado no quadro abaixo, veja:

Módulos

Oficinas

Módulo I

(Básico)

Maio a junho.

Alongamento

Aquecimento

Preparação Vocal

Texto

Técnicas de Memorização e Improviso

Módulo II

(Intermediário)

Julho a agosto

Interpretação Cênica

Maquiagem

Figurino

Cenografia

Sonoplastia

Pré-produção

Módulo III

(Avançado)

Agosto a setembro

Gravação do texto

Ensaios gerais

Produção técnica

DETALHES E CURIOSIDADES

IMG-20170710-WA0002
Caras novas não faltam no Auto de São Miguel Arcanjo.

A proposta do Auto de São Miguel Arcanjo, segundo as diretoras é de envolver não só o público religioso, mas todos que desejam conhecer como nasceu de fato o município, por isso a mistura de fé e história estará implícita em todo o espetáculo.

Para isso foram envolvidos também o grupo Nós do Audiovisual que trabalha na elaboração de um minidocumentário com depoimentos de moradores locais que contam a história de Gostoso, além disso foram meses de planejamento para elaboração de toda a parte técnica do Auto, só de trilhas sonoras ouvidas, por exemplo, foram mais de 100 para compor toda a trama musical.

“Este espetáculo não é um mero espetáculo, e sim um projeto de cunho sócio-artístico-cultural através da versão religiosa da identidade histórica deste município. Nada melhor como comemorar os 10 anos de parceria entre o CDHEC e a Paróquia de São Miguel Arcanjo, com o grito fiel de Miguel”, diz as diretoras.

VOCÊ PODE AJUDAR!

A barreira financeira é um fator preocupante para a realização do Auto de São Miguel Arcanjo, são custos consideráveis para um espetáculo que será aberto ao público, por isso a equipe do espetáculo está realizando campanhas para arrecadar doações.

Além das equipes que estão batendo de porta a porta, há a possibilidade de doações via conta onde você pode dar a quantia que desejar. Basta usar estes dados abaixo:

Banco do Brasil (001)

Agência: 3525-4

Conta Corrente: 27.021-0

As estimativas de público também são positivas, por dia dão esperadas cerca de mil pessoas nas areias da Praia da Xêpa.

O Contador estará de olho no Auto de São Miguel Arcanjo. Até qualquer hora!

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).