ANO NOVO EXIGE COMPORTAMENTO NOVO: PLANEJE-SE!

Já estamos na segunda semana de Janeiro de 2017, e como o tempo voa é bom saber aproveitá-lo. Para isso, existe um elemento importante que está conosco todos os dias. Vamos descobri-lo?

POR AUXILIADORA RIBEIRO, SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

O ano mudou, a gestão pública municipal também mudou, mas falta alguém muito importante seguir o ritmo das mudanças: NÓS.  Para um ano realmente novo, são nossas atitudes que precisam mudar e o primeiro passo é PLANEJAR-SE.

 

15781618_579422235584699_6530436318352331882_n
Fonte: Facebook

Quais seus planos para 2017? Quantas atividades você precisa desempenhar no dia a dia? Seu tempo, como está? Dá para trabalhar, estudar, praticar atividade física, cuidar da família, descansar, ter momentos de lazer, ler, assistir, rezar (para quem tem essa prática)  namorar, cuidar de você? Ufa! São tantas coisas! Será que conseguimos fazer tudo isso?

Olha, considerando que temos 24 horas no dia, com um bom planejamento e disciplina, talvez nos surpreendamos com nós mesmos. Já fiz a experiência de ter um cronograma de atividades diárias, e apesar de ser difícil segui-lo o resultado é muito bom, foi com isso que consegui fazer faculdade, cursinho para o Enem, atividade física, comer melhor, dormir relativamente bem, estudar, enfim, um conjunto de atividades que me levou a  aprovação na tão sonhada faculdade de Direito.

É preciso admitir que alguns momentos ficam um pouco comprometidos, como o lazer, o descanso, o tempo com a família e os amigos, porém, aprendi que o que importa não é a quantidade de tempo que passamos fazendo algo, mas a qualidade desse tempo, além do mais, com uma boa organização tudo se encaixa.

Acordei para o planejamento quando passei a ter uma rotina pesada de estudos. Sentia que perdia tempo e não era produtiva, desde então quando vivo sem me planejar parece que está tudo fora do eixo, descontrola saúde física, mental, financeira, espiritual, e por aí vai!

 

a-vida-e-um-sopro-aproveite
Fonte: Facebook

E como sei que esse é um problema de muita, muita gente, decidi então usar do meu dom (escrever) para contagiar as pessoas, para impulsiona-las a planejar-se. E para que vocês entendam como, vou contar uma pequena história…

Um certo homem (Padre João Maria dos Anjos) morador de uma bela cidade  (pároco da paróquia de São Miguel Arcanjo – São Miguel do Gostoso) tem um bom e admirável hábito de todos os dias pela manhã no Facebook publicar uma mensagem própria do dia. Já no finalzinho de 2016 uma certa jovem artista e escritora (eu) pensou: vou selecionar algumas dessas mensagens e fazer “algo que nos acompanha todos os dias” de uma forma diferente.

Não foi fácil! Foram dois dias para salvar as mensagens de um ano inteirinho, mais dois dias para personalizar o CALENDÁRIO, o elemento que está conosco sempre e que é uma das melhores  ferramentas para nos organizarmos. Depois de concluído, a jovem pensou: vou imprimir um para levar para o trabalho, dar um ao Padre João Maria e enviar para alguns amigos e familiares. A jovem adormeceu e ao acordar pensou novamente na ideia, contudo, de uma forma diferente: e se eu compartilhar isso no Contador de Causos? E foi assim que aconteceu…

Vou deixar o CALENDÁRIO 2017 disponível AQUI para quem desejar iniciar o ano de uma forma diferente.

O CALENDÁRIO

amostra-do-calendario

 

Está organizado semanalmente. Para cada semana (destacada) há uma mensagem e um espaço para anotações. Fiz apenas até JUNHO, concorda que já se passaram 6 meses e se faz necessário parar para um novo planejamento?

Para quem gostar em junho tem mais!

 

 

 

 

Autor: Auxiliadora Ribeiro

Técnica em Administração pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN; Bacharelanda em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; membro da trupe teatral "Café com Leite".