QUEM INVENTOU O FIM DE SEMANA?

POR SUPERINTERESSANTE

happy little boy yelling and playing water guns in the park

“Ó, incansável: quem inventou o fim de semana?”, Roberta Campos, Campinas, SP

Incansável nada! Fim de semana é tão sagrado para mim como para judeus e romanos, que folgavam no sábado desde a Antiguidade.

O domingo livre é medieval: é o dia da missa católica, portanto um descanso para todos irem ao culto. Mas um par de dias para relaxar é consequência de reivindicações operárias na época da Revolução Industrial, no século 19.

Atualmente, cada país tem o seu modelo. A maioria adota nosso conhecido sábado e domingo como dias de folga. Entre os países islâmicos, porém, o mais comum é o fim de semana cair na sexta e no sábado.

FONTE: José Luciano de Cerqueira, historiador da UFPE e Fabiane Popinigis, historiadora da UFRJ.

DISPONÍVEL EM: http://super.abril.com.br/blogs/oraculo/quem-inventou-o-fim-de-semana/?0&utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).